29/07/2015 10h30

Adote uma Área Pública: obra de arte é revitalizada

iniciativa da Prefeitura de Maceió tem como objetivo a recuperação de espaços de convivência e monumentos públicos.

A escultura A Diana do Pastoril localizada na praça do Viaduto José Aprígio Vilela

A obra de arte Diana do Pastoril, localizada sobre o Viaduto Industrial José Aprígio Brandão Vilela, no Farol, foi revitalizada por meio do projeto “Adote uma Área Pública”. A iniciativa da Prefeitura de Maceió tem como objetivo a recuperação de espaços de convivência e monumentos públicos.

A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) simplificou o processo de adoção e qualquer empresa interessada pode recuperar as obras de arte em Maceió, acompanhada sempre do idealizador do projeto. Em troca, a marca da empresa ganha destaque em frente ao monumento.

De acordo com o secretário de Proteção ao Meio Ambiente do município, David Maia, a intenção do órgão municipal é adquirir novos parceiros para ajudar nas recuperações de monumentos públicos e adoções de áreas de lazer. “É notável que a parceria firmada entre e a iniciativa privada e a Prefeitura  tem muito a contribuir para o desenvolvimento da cidade”, disse.

Ainda de acordo com o secretário, a Prefeitura busca novas parcerias para revitalizar também praças, mirantes e canteiros centrais. “Para se ter uma ideia, Fortaleza tem quase 500 praças adotadas. Em Maceió, até agora estamos fechando com 15 empresas a adoção de logradouros públicos”, informou Maia.

Diana do Pastoril

A Diana do Pastoril tem seis metros de altura e é feita com chapas de metal. Na base da escultura,  há esferas que permitem um giro de 360º com o movimento dos ventos. As empresas Império da Construção e a Futura tintas adotaram a obra de arte e custearam os serviços de revitalização.

No processo de recuperação foi utilizada uma tinta emborracha e depois aplicadas as tintas características da obra de arte original. Ainda foi colocado um lubrificante naval para que o eixo de rotação pudesse ter menos atrito durante sua movimentação. A escultura estava desde 2003 sem receber nenhum reparo estrutural.

Para o artista plástico alagoano Rogério Sarmento, é uma felicidade ver suas criações sendo revitalizadas. Ainda  segundo ele, a iniciativa é um marco para a cultura de Maceió. “Fico feliz em ver minha obra de arte recebendo cuidados. Ela faz parte  da cultura dos maceioenses e do seu cotidiano e agora está revitalizada. O apoio da Sempma foi fundamental para que eu  conseguisse mais parceiros para dar vida aos monumentos que fazem parte dos canteiros e praças da cidade”, frisou.

Deixe o seu comentário