19/06/2015 12h48

Sesi abre as portas para ouvir demandas da indústria alagoana

Meta principal é atender ao setor produtivo com ainda mais eficiência.

Empresários e gestores debatem iniciativa para fortalecimento da indústria
O Serviço Social da Indústria (Sesi) ouviu, nesta sexta-feira, 19, as demandas e sugestões de indústrias alagoanas, com o propósito de colher subsídios para a atualização do seu portfólio de serviços. A meta principal é atender ao setor produtivo com ainda mais eficiência.
Os especialistas foram reunidos em dois painéis, com os temas “Promoção à Saúde do Trabalhador” e “Gestão do Absenteísmo”, durante dinâmica realizada na Casa da Indústria Napoleão Barbosa que contou, também, com a colaboração de representantes das universidades.
“As sugestões apresentadas aqui vão subsidiar o portfólio de serviços nacional do Sesi. Nós reunimos pessoas que não são somente representantes de empresas, são pessoas físicas, especialistas setoriais que vão discutir as demandas e soluções empresariais nas suas respectivas áreas”, destacou o consultor Marcello Pio.
A coordenadora da unidade integrada Sesi/Senai de Arapiraca, Thiana Feitosa Cysneiros, ressaltou que a questão do absenteísmo tem afetado a produtividade das indústrias da região Agreste. Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no primeiro semestre de 2014, havia no Estado 33 mil trabalhadores recebendo auxílio doença. Na folha de junho do ano passado, R$ 30 milhões foram destinados a estes segurados.
O absenteísmo é um problema vivenciado pela Araforros, sediada em Arapiraca. “Estamos numa região onde muitos trabalhadores preferem dedicar parte do seu tempo à agricultura”, afirma a representante da empresa, Simone Sena. Segundo ela, o diálogo com o Sesi é “positivo” para uma troca de experiências e busca de soluções.
“O absenteísmo atrapalha a produtividade e as metas da empresa. Nosso desafio é vencê-lo, pois já oferecemos condições de trabalho e conforto ao colaborador. Em nossa empresa, fazemos a ginástica laboral, junto com o Sesi, temos espaço para descanso e uma enfermeira do trabalho para atendê-los”, acrescenta Simone.
Durante o painel “Promoção à Saúde do Trabalhador”, a assessora de Qualidade de Vida do Sesi Alagoas, Ana Paula de Andrade Fonseca, destacou a importância de ouvir a indústria. “Ao escutar as empresas e conhecermos as necessidades delas para promover a saúde do trabalhador, o Sesi terá informações no sentido de desenvolver ações para reforçar o trabalho que já realiza”, explica.

“A saúde do trabalhador é algo mais amplo, que envolve o bem-estar dele como um todo”, acrescenta Marta Luciana, da Usina Caeté. “Esse painel, além de discutir temas relevantes, contribui para darmos um direcionamento às nossas ações de acordo com a realidade da indústria alagoana. O Sesi vai atender à indústria de maneira coerente e conforme as necessidades locais”, disse

Gestores e colaboradores buscam apresentar projetos e propostas para o crescimento da indústria
TAGS:

Deixe o seu comentário