11/06/2015 11h51

Índice de Confiança do Empresário apresenta estabilidade em maio

Registrando o mesmo patamar de abril, indicador vinha em queda desde novembro de 2014

Comerciantes esperam recuperação das vendas neste mês de junho

A pesquisa sobre o Índice de Confiança Empresário do Comércio (ICEC) de Maceió, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismos (CNC) e analisada pelo Instituto Fecomércio/AL de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD), não registrou grandes mudanças, em maio.

Com apenas 0,6% a menos que o nível alcançado em abril, o indicador manteve-se no patamar de 81 pontos. Essa estabilidade ocorre após o índice apresentar sucessivas quedas em seu desempenho desde o mês de novembro de 2014.

Em relação ao mês de maio do ano passado, o ICEC recuou 33,4%. Para o Instituto Fecomércio, os números demonstram que os empresários da capital alagoana que atuam nos ramos de comércio e serviços continuam desapontados com a dinâmica econômica do país e com o comportamento do consumo.

Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) em Maceió (pontos)

Ainda de acordo com a entidade, os resultados do ICEC para o mês de maio refletem que o baixo dinamismo das vendas do comércio e o desaquecimento do mercado de trabalho continuam a provocar expectativas desfavoráveis.

Dentre os sub-índices que compõem o ICEC, a queda maior aconteceu em relação à confiança nas condições atuais para a economia brasileira, fato que demonstra que os empresários não acreditam em mudanças à curto prazo que possibilitem a reversão do quadro de desaceleração econômica.

No tocante ao Índice de Expectativas do Empresário do Comércio (IIEC) registrou melhora, alcançando 115,1 em maio contra os 108,9 de abril.  O Indicador de Contratação de Funcionário (IF), que compõe o IIEC, saiu 79,7 (abril) para 83,7 (maio). Desmembrando-se a expectativa de contratação de funcionários, percebe-se que as empresas com porte de até 50 funcionários são as que mais pretendem contratar.

Em relação à situação atual do setor, 44,3% das empresas entrevistadas acreditam que o cenário piorou muito; 35,7% disseram que piorou um pouco; 17,4% consideram melhor um pouco e apenas 2,5% acham que melhorou muito, o que dá uma margem positiva de 19,9%.

A pesquisa pode ser acessada na íntegra no site do IFEPD: www.fecomercio-al.com.br/ifepd/.

 

TAGS:

Deixe o seu comentário