17/06/2015 11h36

Estado vai conscientizar e pressionar as prefeituras para cumprir lei nacional de resíduos sólidos

Medida visa ao fortalecimento das cooperativas de catadores de materiais recicláveis e a preservação do meio ambiente

Resíduos sólidos ajudam a gerar renda e preservar o meio ambiente

Pinehas Furtado/Agência Alagoas

“O Governo de Alagoas vai usar todas as ferramentas disponíveis para conscientizar as prefeituras alagoanas a cumprir a lei nacional de resíduos sólidos que determina contratação das cooperativas de catadores de materiais recicláveis a fim de que minimizem o déficit social no Estado e ajudem a fortalecer iniciativas de preservação ao meio ambiente”.

A declaração foi feita pelo secretário de Estado do Trabalho e Emprego, Rafael Brito, durante a abertura da 5ª edição do Encontro Estadual de Catadores de Materiais Recicláveis realizada nessa terça-feira (16). Ele se comprometeu em ser um articulador entre os poderes executivos municipais e as cooperativas e associações.

“Já existe uma política nacional que defende a parceria entre os municípios e as cooperativas. O que o Estado deseja é que ela seja colocada em prática e para isso não vai medir esforços para que os atores desse processo compreendam a necessidade de trabalharem em conjunto. Vai ser bom para os trabalhadores. Melhor ainda para o município”, afirmou Rafael.

Também prestigiando o evento, o secretário adjunto Lailson Ferreira Gomes enfatizou aos mais de 60 catadores de dez municípios presentes que a Secretaria do Trabalho e Emprego está de portas abertas para dialogar com os trabalhadores desse segmento profissional.

“O Governo de Alagoas por meio da Secretaria do Trabalho e por sua vez do programa Cata Mais, demonstra o apoio e o compromisso que tem com as cooperativas e associações. Tenho certeza absoluta que juntos vamos fazer a diferença e avançar na consolidação das entidades de reciclagem de resíduos sólidos no Estado”, lembrou.

Realizado no Recanto Sagrado Coração de Jesus, na Serraria, o primeiro dia de congresso teve como tema central “União para vencer, contratação para crescer…”. O evento foi uma articulação da comissão do movimento de catadores no Estado, com o apoio da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete) e acompanhamento técnico do projeto “Coopvila – Reciclar e Educar” (patrocinado pela Petrobras).

Marcaram presença catadores dos municípios de Arapiraca, Satuba, Coruripe, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia, Pariconha, Piranhas, Paripueira e Inhapi; além de representantes das três cooperativas de Maceió – Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (Cooplum), Cooperativa dos Recicladores de Alagoas (Cooprel) e a Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila).

Deixe o seu comentário