27/06/2015 0h12

Empresários já podem se inscrever no Prêmio MPE Brasil 2015

Premiação reconhece conceitos e boas práticas de gestão e inovação em diversos setores empresariais

Logo do Prêmio MPE Brasil

Algo Mais Consultoria e Assessoria

Estão abertas as inscrições para a etapa estadual do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil). Até o dia 31 de julho, as empresas interessadas podem se inscrever gratuitamente através do site www.mbc.org.br/mpe. Os participantes devem preencher um questionário de autoavaliação e estar enquadrados nas normas de micro e pequenas empresas, estabelecidas por Lei.

A cada ano da competição, é destacada a excelência de negócios ligados às áreas de Turismo, Agronegócio, Saúde, Educação, Indústria, Comércio e Serviços, além de uma categoria de Destaque em Inovação. O MPE Brasil é organizado em duas etapas: uma estadual e outra nacional. Durante o processo, as empresas candidatas são avaliadas nos itens de qualidade e inovação em práticas de administração, passando por verificações de documentos e visitas técnicas.

Para estar entre as empresas candidatas ao prêmio é necessário, além da inscrição, preencher o Diagnóstico de Autoavaliação do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Adriana Spenner, analista técnica da Unidade de Acesso a Inovação e Tecnologia do Sebrae em Alagoas, explica que o modelo avalia a gestão da empresa em oito critérios: Liderança, Clientes, Estratégias e Planos, Pessoas, Processos, Sociedade, Informação e Conhecimento e Resultados. Desses dados são extraídos os índices de maturidade da gestão das empresas, que são avaliadas nesse quesito.

Além disso, os empresários recebem um relatório de avaliação de suas empresas com base no MEG. Adriana destaca, ainda, a oportunidade que os empresários têm de evoluir e expandir seus negócios através da devolutiva desse diagnóstico, concorrendo ao MPE Brasil.

“O Sebrae procura incentivar os empresários para que façam um melhor uso das informações geradas no diagnóstico, e não apenas concorram ao prêmio por ele em si, mas as utilizem para evoluir em sua gestão. Através do preenchimento do diagnóstico, as empresas têm a chance de se autoavaliar em suas práticas de gestão, e traçar planos de melhoria, além de estar concorrendo tanto em âmbito estadual como nacional”, destacou a analista.

Segundo a superintendente do Movimento Alagoas Competitiva (MAC), Isabella Bezerra, uma das maiores vantagens na competição é a possibilidade de crescimento e melhoria das empresas. Para Isabella, a competição incentiva os empreendedores a aprimorar seus negócios visando à sustentabilidade de suas empresas e, com isso, à potencialização da economia e ao desenvolvimento de Alagoas.

“A nossa missão é promover ações de melhoria, a partir de um trabalho profissional, auxiliando as empresas participantes para que se tornem sustentáveis, contribuindo com o avanço do seu próprio estado. O empreendedorismo gera renda e, consequentemente, empregos para a população”, ressaltou a superintendente do MAC, instituição parceira do Sebrae em Alagoas para a realização do MPE Brasil, etapa estadual.

Vencedores alagoanos

O empreendedorismo alagoano ganhou destaque no cenário nacional na última edição do MPE Brasil. Em 2014, a etapa estadual registrou um aumento de 17% de inscrições em comparação ao ano anterior, somando 1.761 participantes em Alagoas. Dessas empresas, duas conquistaram o prêmio nacional, entre 53 mil candidatas em todo o país nessa etapa, e uma foi finalista de sua categoria.

As empresas alagoanas Análise Contábil e Apícola Fernão Velho foram premiadas nas categorias Serviços e Destaque Inovação, respectivamente. A expectativa do MAC e do Sebrae para 2015 é que o sucesso dessas empresas estimule um aumento de 10% nas inscrições e mantenha o destaque alagoano entre as vencedoras nacionais para as próximas edições.

O MPE Brasil, etapa nacional, é promovido pelo Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Gerdau, com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Mais informações pelos telefones (82) 3327-5880 ou 4009-1665. Participe!

Deixe o seu comentário