Valdi Junior/VALOR MERCADO
O expressivo número de pequenos e médios empresários no auditório da Casa da Indústria na abertura do 5º Encontro Internacional de Negócios 2015 (ENIN), na noite da última quarta-feira, demonstrou que o empresariado brasileiro busca novos espaços e oportunidades para comercialização de produtos, e confia na capacidade do evento como uma porta de entrada para encontrar novos parceiros e canais de vendas no mercado interno e externo. Os números das edições anteriores referendam a força do Enin. Cerca de 30 empresas compradoras, 190 exportadoras e US$ 9,4 milhões em negócios por ano.
Com base nesses resultados, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra, abriu o 5º ENIN entusiasmado com a pujança da economia e o dinamismo dos negócios gerados pelas empresas que rendem bons negócios e ajudam a alavancar o mercado, embora a conjuntura macroeconômica nacional não seja tão favorável.
Lyra disse que o ambiente econômico não está fácil, mas o empresariado brasileiro, sobretudo, o alagoano, já demostrou em outros momentos que têm capacidade e tenacidade para superar os desafios. “A prova é o grande número de empresários inscritos no ENIN interessados em fazer negócios”.
O ENIN acontece até 15 de maio com as rodadas de negócios realizadas no Radisson Hotel. O público-alvo é micro, pequenas e médias empresas, bem como compradores nacionais, internacionais e comerciais exportadoras. Os setores de maior prospecção de negócios são alimentos e bebidas, confecção e acessórios, construção civil, móveis e decoração e tecnologia de informação.
Estavam presentes na abertura do evento: Paulo Tigre, vice-presidente da CNI, Mária Aparecida, secretária de Infraestrutura (representando o governador Renan Filho), secretária municipal de Emprgo, Trabalho e Renda, Solange Jurema, (representando o prefeito Rui Palmeira), conselheiro do Sebrae Alagoas, Kennedy Calheiros, presidente da Faeal, Álvaro Almeida, presidente da Fecomércio, Wilton Malta, e presidente do CDL, Leonardo Marques.