01/04/2015 15h56

Convênio IMA e ANA vai monitorar qualidade da água de 22 bacias hidrográficas de Alagoas

A adesão é voluntária e o Estado de Alagoas aderiu com o envio de uma carta relacionando os órgãos envolvidos

Cachoeira da Escada, no leito do rio Mundaú, na divisa Santana do Mundaú (Alagoas) Correntes (Pernambuco)
Clarice Maia/Agência Alagoas

O monitoramento da qualidade da água de 22 bacias hidrográficas de Alagoas será ampliado com a instalação e funcionamento de novos equipamentos no Laboratório de Estudos Ambientais do Instituto do Meio Ambiente (IMA), a partir de convênio firmado entre o Governo do Estado e a Agência Nacional de Águas (ANA), dentro do Programa Nacional de Qualidade da Água.

Durante visita realizada nesta quarta-feira (01), o coordenador nacional do Programa, Maurrem Ramón, disse que a adesão é voluntária e o estado de Alagoas aderiu com o envio de uma carta relacionando os órgãos envolvidos. “Agora estamos na etapa de assinatura do acordo de cooperação para depois passar para a consolidação do plano de metas do contrato, para que seja iniciado o acompanhamento dos pontos definidos”, explicou.

Segundo o diretor de Laboratório do IMA, Manuel Messias, as 22 bacias hidrográficas que serão monitoradas já foram selecionadas e, para cada ponto analisado, serão repassados ao órgão a quantia de R$ 1.100,00. “Além de equipamentos importantes, teremos ainda uma sonda, computador e carro para garantir a execução do trabalho. O acompanhamento do monitoramento acontecerá em forma de relatórios trimestrais com os resultados das análises”, detalhou.

Já foram entregues e instalados duas estufas, um sistema de determinação de Demanda Bioquímica de Oxigênio, um espectrofotômetro de UV visível e um cromatógrafo de íons. “Na parte de investimentos a prioridade é por equipamentos, porque geralmente são mais caros e mais difíceis de serem conseguidos pelos órgãos”, explicou Maurrem.

Ele afirmou também que há a previsão de compra de mais equipamentos ainda no primeiro semestre. “Nós temos mais demandas e já vamos atualizar nosso pedido para tentar conseguir mais equipamentos”, comentou Messias. Todo o material fica cedido ao IMA durante o tempo que durar o convênio, no final o órgão recebe tudo como doação.

TAGS:

Deixe o seu comentário