06/03/2015 19h54

Professores de Maceió e Taquarana são premiados em desafio na Rede Edukatu

Mobilização de alunos e qualidade dos projetos destacam as escolas entre os participantes de Alagoas

Mais educação, mais cultura. Avanço na sociedade

Mariana Lima – Algo Mais Consultoria e Assessoria

Maceió – Dentre os 204 educadores alagoanos que participaram, no ano passado, do desafio “A Natureza das Coisas” da Rede de Aprendizagem Edukatu, uma professora de Maceió e duas de Taquarana destacaram-se pela mobilização dos alunos e apresentação de projetos sobre sustentabilidade para escola e comunidade.

Walkiria Cipriano Cardoso, do Colégio Cristo Rei, em Maceió; Denair Maria dos Santos, da Escola Municipal Maria Iraci Teófilo de Castro, e Rosiete Josefa da Silva Santos, da Escola Municipal Barão de Rio Branco, ambas do município de Taquarana, foram as primeiras colocadas em Alagoas, e receberão oficialmente seus prêmios de 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente, durante o mês de março.

O desafio realizado consistia no desenvolvimento de projetos e a aplicação prática sobre os conceitos e hábitos do consumo consciente e sustentabilidade voltado para o Ensino Fundamental, por meio de um dos percursos do Circuito Natureza, a comunidade virtual do programa. O Edukatu é um projeto de educação de crianças e jovens do Instituto Akatu, realizado em parceria com a Braskem, sendo a primeira rede de aprendizagem no país a trabalhar com estes temas.

“Os alunos adoraram os circuitos virtuais porque envolviam vídeos e jogos, tudo que essa geração mais tecnológica adora. Eles conseguiam interagir bem com as atividades propostas no Edukatu, ligar os temas vistos ali com os assuntos de outras aulas e trabalhar em equipe, formando até grupos de discussão. É algo que tem potencial para ser ampliado e trabalhado junto com professores de outras disciplinas”, comentou Walkiria Cipriano, vencedora do desafio.

A professora Walkiria será premiada com uma viagem para Inhotim, em Minas Gerais, sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil. Sua escola receberá, também, uma oficina lúdica com a equipe do Edukatu sobre temáticas relacionadas ao consumo consciente. As professoras Denair e Rosinete ganharão um tablet e um kit de materiais didáticos, respectivamente.

Preparação das escolas

Única representante de escola particular a participar deste ciclo do desafio, Walkiria foi convidada pelo Instituto Lagoa Viva (ILV) devido seu envolvimento com as ações desenvolvidas pela Estação Ambiental Cinturão Verde da Braskem. A professora   promove visitas e atividades para seus alunos na reserva ecológica.

O ILV é a instituição que divulga o Edukatu em Alagoas  e capacita professores e escolas para aplicar o desafio de cada ciclo. Foram trabalhadas 124 escolas em 21 municípios alagoanos, totalizando 1026 alunos e 204 professores envolvidos.

“As escolas já vêm trabalhando educação ambiental há um tempo e o Edukatu é uma ferramenta que possibilita outra abordagem e a mobilização da comunidade escolar para o consumo consciente”, aponta Eucenia Oliveira, presidente do Instituto Lagoa Viva.

O instituto já realiza um trabalho de educação ambiental com escolas e comunidades em 36 municípios em Alagoas, tendo a Braskem como uma de suas parceiras. A premiação das professoras no circuito Edukatu reafirma o trabalho desenvolvido, segundo Milton Pradines, Gerente de Marketing e Relações Institucionais da Braskem.

“A parceria com o Edukatu chancela o projeto desenvolvido em Alagoas e também amplia o alcance desse tipo de treinamento e educação ambiental para escolas de todo o país”, comemora Milton.

TAGS:

Deixe o seu comentário