12/03/2015 11h26

Lideranças nacionais e governo espanhol debatem em Alagoas segurança hídrica para zona rural do País

Cooperação entre Brasil e Espanha propiciou a construção de mais de 13 mil cisternas no semiárido brasileiro

Menino bebe água
Ao longo dos últimos cinco anos a Cooperação Cisternas BRA 007-B beneficiou, ao todo, 200 mil moradores de zonas rurais brasileiras, que não são atendidas pela rede pública de abastecimento hídrico. A proposta do programa é amenizar o impacto das secas prolongadas, através de uma tecnologia simples e de baixo custo, na qual a água da chuva é captada por meio de calhas e armazenada em um reservatório de 16 mil litros. Como o grande problema do clima semiárido é a instabilidade do regime pluviométrico, propiciar a capacidade de armazenamento de água potável pode garantir a segurança hídrica das famílias contempladas por um período de até oito meses de estiagem.

Outro resultado da Cooperação é a criação do Prêmio Mandacaru, que financia tecnologias sociais inovadoras voltadas para ampliação do acesso à água e produção de alimentos. Entre os projetos já contemplados pelo prêmio estão iniciativas relacionadas à recuperação de nascentes degradadas, projetos de irrigação de baixo custog para a agricultura familiar, reuso de água e irrigação de hortas comunitárias,  entre outras ações.
Os resultados do programa foram divulgados em um seminário de finalização realizado nos dias 10, 11 e 12 de março no Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, em Piranhas/AL. Participam do evento representantes do Fundo Espanhol de Água e Saneamento-FCAS, do Instituto Ambiental Brasil Sustentável – IABS, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS e outras organizações que discutiram possíveis ações de continuidade da iniciativa focadas em segurança hídrica e alimentar.

Inspiração para São Paulo
Atualmente, cidades do interior de São Paulo que enfrentam rodízio de abastecimento de água planejam o adotar um sistema inspirado no Programa Cisternas utilizado há anos no semiárido. A proposta do Consórcio das Bacias dos Rios PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), formado por 43 municípios, é captar a água chuva  em cisternas  até o início do período de seca, em abril para  economizar água –  possibilitando o uso da água da chuva para lavar carros e regar jardins – e  garantir o acesso ao recurso em caso de racionamento.

Deixe o seu comentário