05/03/2015 11h19

Junior Achievement completa 10 anos no estado em busca de novos voluntários

Organização quer trabalhar com 10 mil crianças ao longo de 2015

Junior Achievement

Considerada a maior e mais antiga organização de educação prática em economia e negócios atuando no mundo, a Associação Junior Achievement completará, em maio de 2015, dez anos de trabalho em Alagoas. Como celebração da data, almeja atingir 10 mil crianças e adolescentes este ano, em várias cidades do estado, e para tanto, busca voluntários para conduzir os cursos e programas de cultura empreendedora.

Esta meta ousada tem eco histórico: no ano de 2012,  a Ong chegou a trabalhar, através de parcerias com escolas e secretarias municipais de Educação, com mais de sete mil jovens, mas nos anos posteriores, o número caiu devido à menor presença de voluntários. Em 2014, 3.722 alunos foram atendidos por 150 “heróis”, como são chamados os profissionais e universitários dispostos a dedicar um pouco de seu tempo às turmas, que vão desde o 4º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

“Em todo o mundo, a Junior Achievement trabalha através da mobilização de voluntários. As pessoas se inscrevem em nosso site, passam por uma seleção e são capacitadas para conduzir os cursos e os programas. Os voluntários da classe empresarial também atuam compartilhando suas experiências com os alunos”, explica Junara Camargo, diretora executiva da Junior Achievement em Alagoas (JAAL).

O objetivo da JAAL é despertar o espírito empreendedor nos jovens ainda na escola, através de programas de educação econômica prática e experiências na livre iniciativa. Também busca estimular o desenvolvimento pessoal, proporcionar uma visão clara do mundo dos negócios e facilitar o acesso ao mercado de trabalho.

“Não é só uma questão de ver o mercado com outros olhos, mas passar a entender esse mercado e se engajar de uma forma diferente. Nossos voluntários também aprendem muito com as crianças, alguns já nos relataram que passaram a ter outra visão empresarial após o contato com os alunos”, completa Junara.

Informações sobre os projetos e cursos da Junior Achievement, como tornar-se um voluntário e também a ficha de inscrição estão no site da associação: jabrasil.org.br/jaal. Dúvidas também podem ser tiradas pelo telefone 3223-8874.

A Junior Achievement

Criada por empresários nos Estados Unidos, em 1919, é uma associação educativa sem fins lucrativos, financiada pela iniciativa privada. Atualmente, 118 países aplicam seus programas, com a atuação exclusiva de voluntários, beneficiando mais de 8 milhões de jovens ao ano no mundo.

No Brasil está presente em todos os Estados e Distrito Federal. Em Alagoas, desde sua fundação em maio de 2005, já capacitou cerca de 40 mil alunos em 130 escolas da rede pública e particular em temas sobre mercado de trabalho e empreendedorismo, contando com o auxílio de 1.300 voluntários.

Desde 2008, a JAAL conta com a Braskem como um de suas empresas mantenedoras e muitos de seus funcionários também atuaram como voluntários nos programas estaduais.

Deixe o seu comentário