12/03/2015 10h04

Intenção de consumo cresce pelo terceiro mês consecutivo em Maceió

Resultado de Pesquisa revela resultado melhor do que o registrado no período natalino

Consumidores no comércio varejista de Maceió

Uma pesquisa realizada para avaliar a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Maceió revelou que, em fevereiro, houve aumento de 1,6% neste indicador. Essa é a terceira vez consecutiva que o índice se elevou. A pesquisa é realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e analisada pelo Instituto Fecomércio AL de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD).

No mês carnavalesco, o ICF alcançou 127,7 pontos, contra os 125,7 registrados em janeiro. Em comparação com o mês fevereiro de 2014, o ICF caiu 4%. No quadro geral, o resultado do mês passado superou o de dezembro de 2014 (123,5 pontos); mês tradicionalmente considerado o melhor período do ano para as compras.

Para o Instituto Fecomércio AL, o resultado surpreende porque no mês de fevereiro ainda se registram pagamentos de dívidas contraídas no final do ano antecedente, influenciando num desempenho menor das intenções de compra das famílias, fato que não ocorreu agora.

Calculado de acordo com resultados de outros sete indicadores, o ICF teve crescimento em quatro deles e o principal influenciador para esse resultado positivo foi a perspectiva profissional, que avançou 7%. Já a diminuição da intenção de compras de bens duráveis era esperada logo após o aumento de vendas do período natalino de alguns produtos como os da linha branca e os eletroeletrônicos.

Deixe o seu comentário