30/03/2015 12h08

Contribuinte: quitar o IPTU em parcela única não é vantagem. É preferível parcelar o pagamento do tributo.

Maceioense também não deve atrasar o pagamento do tributo para evitar juros e multa

IPTU

 

Valdi Junior/VALOR MERCADO

Nesse período de inflação alta e escassez de dinheiro, o consumidor (o contribuinte) deve fazer análise das contas e dos compromissos vindouros a ser pagos. É imperativo dar prioridade aos pagamentos que ofereçam bons descontos, sobretudo, os tributos. No caso específico dos tributos, é imprescindível efetuar os pagamentos em dia. Jamais atrasar para evitar de cobranças de multas e juros.

Todavia, como a situação socioeconômica do País é delicada com arrocho monetário, é necessário o consumidor fazer planejamento para não ficar descapitalizado. O que pode ser pago parcelado, é melhor, nesse momento, fazer o parcelamento em vez de pagar em parcela única. O IPTU de Maceió é exemplo. Como a Prefeitura Municipal de Maceió concedeu um desconto pequeno, só de 10%  ao vencer nesta terça-feira, 31, de março, então, é preferível o cidadão optar pelo pagamento a prazo.

O contribuinte, pagando as parcelas do IPTU, no decorrer do ano, não corre risco de ficar sem dinheiro no bolso, pois, o desconto não é compensador, principalmente, para quem os impostos municipais de maior valor. Existem aplicações financeiras que rendem mais de 10%/ano em época de inflação elevada e juros na estratosfera.

Então, o contribuinte maceioense deve fazer análise cuidadosa antes de desembolsar o dinheiro de uma só vez para pagar o IPTU em parcela única. Não pode deixar enganar-se pela propaganda. Só não vale atrasar e, muito menos, deixar de pagar o tributo.

 

TAGS:

Deixe o seu comentário