24/02/2015 10h10

Confiança do empresário maceioense continua em queda

Seguindo a tendência de 2014, índice registrou redução em janeiro. Resultado foi o mais baixo dos últimos 13 meses

 

A pesquisa sobre o Índice de Confiança Empresário do Comércio de Maceió (ICEC) registrou, em janeiro, a terceira queda consecutiva. Realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismos (CNC) e analisada pelo Instituto Fecomércio/AL de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD), a pesquisa aponta que o ICEC registrou 107,5 pontos; 1,7% a menos em relação a dezembro de 2014 (109,4 pontos). É o índice mais baixo dos últimos 13 meses.

Quando comparado ao mesmo mês do ano passado, a queda do ICEC foi de 15,4% (saiu de 127 pontos para os atuais 107,5). Para o Instituto Fecomércio/AL, a redução da confiança do empresário segue uma tendência nacional e foi influenciada pelas notícias negativas sobre a dinâmica econômica atual no país. Além disso, há a desconfiança generalizada sobre alguns indicadores macroeconômicos fundamentais, como taxas de inflação, de câmbio e de crescimento, dentre outras.

Em Maceió, o instituto de pesquisa acredita que dois aspectos contribuíram diretamente para o aumento da desconfiança do empresariado: as expectativas futuras e o nível de investimentos necessários à manutenção das atividades.

 

Dados

O ICEC é composto por três índices: Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC); Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) e Investimento do Empresário do Comércio (IIEC). Em janeiro, dos três subíndices, apenas o ICAEC teve variação positiva (3,9), enquanto o IEEC e o IIEC variaram, respectivamente, em -4,7 e -2,0. No resultado geral, o ICAEC alcançou 82,8 pontos, o IEEC registrou 132,7 pontos e o IIEC, 107 pontos.

Em relação aos investimentos do empresariado, o Indicador de Contratação de Funcionário (IC), que compõe o IIEC, também registrou redução, saindo de 126,7 (dezembro) para 112,7 (janeiro). Dentro desse indicador, percebe-se que as empresas com porte de até 50 funcionários são as que mais pretendem contratar.

A pesquisa pode ser acessada na íntegra no site do IFEPD: www.fecomercio-al.com.br/ifepd/

Expectativas de venda no comércio maceioense continuam baixas

 

Deixe o seu comentário