23/12/2014 13h09

Neste Natal, 59% dos consumidores de Arapiraca pretendem comprar presentes

Vestuário e calçados lideram a preferência dos consumidores. Cartão de crédito será a forma de pagamento mais utilizada

Comércio varejista de Arapiraca espera boas vendas de fim de ano

Pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio AL de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (Instituto Fecomércio AL – IFEPD), em parceria com a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics) e com a Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca (Ufal – Arapiraca), aponta que 59% dos consumidores de Arapiraca pretendem presentear neste Natal.

Do total de entrevistados, 27 % disseram que não presentearão e 14% ainda não sabiam. Dos consumidores que vão comprar presentes, 49,56% será para os familiares, 21,49% para os amigos, já 16,23% vão se auto presentear.

Os itens de vestuário lideram a preferência dos consumidores, com 53,5% das intenções. Em seguida, vêm calçados (33,7%), perfumes/cosméticos (31%), cinto/bolsas (21,9%) e brinquedos (14,9%). Celulares, CD/DVD e artigos de decoração aparecem empatados com 14%, cada um.  Outras opções mencionadas foram Joias/Bijuterias (13%), cestas natalinas (12,2%), eletroeletrônicos (10,5%) e eletrodomésticos (9,2%).

Em relação aos custos na aquisição do presente, 22,37% dos consumidores pretendem gastar entre R$ 251,00 e R$ 300,00; 19,30% desembolsarão de R$ 300,00 a R$ 400,00; 16,67% investirão de R$ 201,00 a 250,00 e 9,65% gastarão entre R$ 101,00 e R$ 150,00. A faixa compreendida entre R$ 51,00 e R$ 100,00 será o limite para 8,77% dos entrevistados, enquanto 9,65% gastarão entre R$ 101,00 e R$ 150,00 e 7,46%, entre R$ 151,00 e R$ 200,00. Acima de R$ 400,00 será o orçamento de 12,72% dos consumidores. Mas há quem pretenda desembolsar bem menos: 3,7% gastarão até R$ 50,00.

O pagamento à vista, em dinheiro, será a forma utilizada por 34,21% dos entrevistados.  Já o cartão de crédito responderá pelo total de 53,95% dos pagamentos, sendo 19,74% na forma parcelada; 17,54% na modalidade rotativa e 16,67% como débito à vista. Opções como crediário/carnê (7,46%) e cheque (3,95%) serão usadas pela minoria dos entrevistados.

Entre os locais que os consumidores pretendem realizar suas compras, as lojas do Centro aparecem na liderança com 37,28%, seguidas pelas lojas do shopping (21,93%), lojas de rua/bairro/galeria (20,61%), supermercados (9,65%), comércio informal (6,58%), internet (2,19%) e outros (1,75%).

A pesquisa do Instituto Fecomércio AL também traz informações sobre o 13º salário. Dos entrevistados, 57% afirmaram que receberiam a gratificação natalina, enquanto 34% disseram não receber o adicional e 9% não opinaram. Dentre os que receberão, 27,93% irão gastar com compras de Natal; 16,67% ainda não sabem como gastarão; 15,32% reservarão para pagar despesas do início de ano; 10,36% pouparão parte do dinheiro; 9,91% irão pagar contas em atraso; 8,56% aproveitarão para viajar ou curtir o dinheiro nas férias e 7,2% gastarão na reforma residencial.

O levantamento foi realizado entre os dias 1º e 6 de dezembro. Os questionários foram compostos por perguntas abertas e fechadas e aplicados pelo método de pesquisa direta. O tamanho mínimo da amostra foi determinado em 385 questionários, com nível de confiança de 95% e margem de erro de 5%. Vale ressaltar que, nas questões de múltiplas respostas, a totalização dos índices não fecha em 100%.

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