05/12/2014 13h44

Feira de alimentos orgânicos de Pão de Açúcar comemora um ano de vendas à comunidade

Em 2015, o projeto deverá se expandir para outros municípios do estado, entre eles, Mata Grande

Feira de Orgânicos atrai cada vez mais consumidores

Agência Sebrae

Nessa segunda-feira (1º), produtores do município de Pão de Açúcar, localizado no Sertão alagoano, completaram um ano de sucesso nas vendas de seus produtos na feira livre local, levando para a população alimentos orgânicos vindos diretamente da terra, sem uso de agrotóxicos ou fertilizantes, produzidos a partir do projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS). Durante esse período, o Sebrae em Alagoas, coordenador do projeto, tem incentivado as famílias da Associação dos Produtores Agroecológicos (APA), através de consultorias, cursos e atividades realizadas mensalmente pela instituição.

Sempre às segundas-feiras, na Rua Manoel Rêgo, no Centro da cidade, os associados montam suas barracas para vender frutas, verduras, leguminosas e doces feitos do próprio material orgânico. De acordo com o presidente da APA, José Antônio Martins, ou Dedé, como é mais conhecido, a procura pelos alimentos orgânicos tem crescido, e a população tem se dado conta da importância deles no dia a dia.

Ele afirmou, ainda, que a associação fornece os alimentos para as merendas das escolas, por meio de programas sociais de Pão de Açúcar, além de contribuir com as cidades de Batalha, Palestina, Jacaré dos Homens e Major Isidoro. “Temos uma clientela fiel e o diálogo direto com o consumidor. É bastante satisfatório ver que as pessoas gostam dos nossos produtos e que, na outra semana, elas estão lá comprando tudo de novo”, disse o produtor.

Todo o processo foi acompanhado de perto pelo engenheiro agrônomo Leandro Benatto, que orienta e contribui para a adequação dos produtores à linha orgânica e ao sistema de feira. “A população está levando para casa um produto de procedência com o preço equivalente ao dos demais feirantes do município, e isso é o que nos tem impulsionado para que mais famílias possam fazer parte desse projeto”, apontou o engenheiro agrônomo.

Para o prefeito do município, Jorge Dantas, a parceria firmada entre a APA, a Prefeitura e o Sebrae em Alagoas tem contribuído para o desenvolvimento do comércio local, especialmente na geração de renda para as famílias.

Expandir a ação

A Associação dos Produtores Agroecológicos (APA) possui a declaração de Organização de Controle Social (OCS) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que foi representado, nessa segunda-feira, pelo fiscal federal agropecuário e coordenador da produção orgânica do Estado de Alagoas, Luís Carlos Jinfen Ko.

Ele destacou que uma das finalidades do PAIS é a de incentivar e tornar modelo esse tipo de comércio, elevando o número de feirantes cadastrados, tanto em Pão de Açúcar, quanto em outros municípios alagoanos. Como forma de incentivar ainda mais os produtores da APA, os consultores e colaboradores do Sebrae atuam como intermediários nas vendas de cestas de frutas, hortaliças e raízes para pessoas de outras cidades, a exemplo da capital Maceió.

“Esse é um momento muito importante e de comemoração, pois há um ano esse projeto vem causando um impacto bastante positivo na renda dessas famílias. Temos a perspectiva de inserir mais sete produtores já para o próximo ano e iniciar esse mesmo trabalho na cidade de Mata Grande”, afirmou Ana Carolina Ávila, analista da Unidade de Agronegócios do Sebrae em Alagoas.

Sobre o PAIS

O objetivo do projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), desenvolvido pelo Sebrae, é melhorar a qualidade de vida e proporcionar sustentabilidade para as comunidades atendidas, além de estimular a prática da agricultura orgânica por meio de processo produtivo sem o uso de agrotóxicos.

Deixe o seu comentário