07/12/2014 23h01

Duratex e Caeté se unem e anunciam investimentos de R$ 72 milhões no Estado de Alagoas

Empresas formaram joint venture para criação de base florestal e instalação de uma fábrica de painéis de MDF

Duratex pretende instalar fábrica de painéis nos próximos anos em Alagoas

Os resultados positivos dos experimentos no campo com o plantio de eucalipto têm chamado a atenção da indústria nacional. Podendo colocar-se como opção econômica viável à substituição da cultura da cana-de-açúcar em Alagoas, na área de encostas. Um cenário bastante promissor que já proporcionou a a joint venture denominada Caetex Florestal – formada por Duratex Florestal e Usina Caeté. O investimento será de R$ 72 milhões até 2020 somando a abertura de indústria, que será a primeira de produção de painéis de madeira no Nordeste.

A princípio, a joint venture busca criar uma base florestal mirando o abastecimento de uma futura fábrica de painéis MDF a ser instalada na região. Segundo o empresário Fernando Farias, diretor da Caeté, o negócio surgiu a partir da necessidade de alternativas para melhor aproveitamento das terras da Usina Cachoeira. A unidade industrial está localizada em Maceió.

Farias disse que esse projeto inovador de introdução de eucaliptos no Estado tem como base diversificar e potencializar a economia alagoana. E o Estado e a Federação da Indústria apostam nesse novo segmento que reúne todas as condições para criar uma base industrial.

As áreas experimentais, plantadas há cinco anos, revelaram que o eucalipto tem um desempenho de até 70 m³ por hectare, bem acima  da média nacional, de 40 m³. Foi a partir dos primeiros experimentos que a Caeté iniciou a parceria, já no plantio, com a Duratex.

A partir de 2013 e já antevendo o futuro do negócio, a Caeté iniciou o plantio de eucalipto em áreas que antes eram cultivadas por cana-de-açúcar. Atualmente a área plantada na usina já ultrapassa os 3,5 mil hectares. A meta é chegar a 15 mil hectares de eucaliptos nos próximos anos.

Ele lembra que, além do aproveitamento na indústria de MDF, as florestas podem ser aproveitadas na geração de energia e em vários outros negócios, abrindo oportunidade de investimentos para  outros grupos empresarias, fornecedores de cana-de-açúcar e produtores rurais.

Questionado sobre o montante investido em um momento que o mercado da painés de MDF passa por retração, o presidente da Duratex, Antonio Joaquim de Oliveira, disse que a empresa visa ao longo prazo. A nova fábrica poderia ser estabelecida a partir de 2018 ou 2019. A capacidade da fábrica ainda não está definida, mas a Caetex produzirá madeira suficiente para abastecer fábrica de 350 mil m³. A floresta está próxima à BR-101 e do Porto de Maceió.

Se a fábrica não for implantada por alguma razão ou tiver as operações postergadas, a Caetex poderá vender madeira para projetos de energia do Nordeste, além de exportar a matéria-prima para a Europa.

 

TAGS:

Deixe o seu comentário