01/12/2014 15h01

Centro Integrado Sesi/Senai de Penedo é inaugurado

Empreendimento vai beneficiar todo o Baixo São Francisco alagoano e sergipano, além de cidades circunvizinhas

Professor e alunos mostram confiança e entusiasmo com nova sede do Sesi/Senai Penedo
O Litoral Sul de Alagoas ganhou, na última sexta-feira (28), um dos mais avançados complexos educacionais e profissionalizantes do estado. Foi inaugurado, no município de Penedo, o Centro Integrado Sesi/Senai Industrial Carlos Lyra Neto. O empreendimento, com capacidade para atender a três mil alunos, vai beneficiar todo o Baixo São Francisco alagoano e sergipano, além de cidades circunvizinhas.
Construído numa área de 3,3 mil metros quadrados, o Centro Integrado conta com 18 laboratórios e formará jovens para o mercado de trabalho, inicialmente, nas áreas de Construção Civil, Automotiva, Mecânica de Manutenção, Logística, Gestão, Tecnologia da Informação, Eletricidade, Segurança e Solda.
“Trata-se de uma iniciativa, prontamente apoiada pela Prefeitura de Penedo, voltada para oferecer aos trabalhadores da Indústria e à própria comunidade a educação básica [oferecida pelo Sesi] articulada com o ensino profissional [ofertado pelo Senai], promovendo uma formação integral do cidadão e ampliando suas possibilidades de inserção na vida social e produtiva”, destacou o industrial José Carlos Lyra de Andrade, presidente da Federação das Indústrias do Estado  de Alagoas (Fiea).
As modalidades de ensino serão ofertadas com ampla qualidade. “O Sesi e o Senai de Alagoas estão entre os melhores do País. O Sesi tem a educação básica de melhor qualidade e o Senai alagoano sempre figura entre os primeiros do Brasil na Olimpíada do Conhecimento e é representado na competição mundial (Worldskills). Isso é um atestado do bom trabalho realizado pelas instituições no estado”, afirmou o diretor adjunto de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sérgio Moreira.
Conforme o deputado federal eleito por Alagoas, Marx Beltrão, com a inauguração do Centro Integrado, o município de Penedo entra no seleto grupo de municípios que “conseguem fechar a oferta de educação na sua plenitude”. Ele lembrou que a cidade histórica conta com unidades do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e, agora, a unidade Sesi-Senai.
Ao destacar que Alagoas “precisa recuperar o tempo perdido”, o prefeito penedense, Marcius Beltrão, afirmou que uma escola é tão importante quanto uma universidade. “Principalmente para pessoas de baixa renda, que precisam ganhar tempo para se manter, sustentar a família ou ajudar os pais”, disse.
Para a secretária de Estado da Educação e do Esporte, Stella Albuquerque, a diversificação econômica que acontece no estado impacta na necessidade de formação de mão de obra para o novo mercado de trabalho. “Não há desenvolvimento sem educação”, frisou.
Filha do Industrial Carlos Lyra neto, a educadora Elisabete Lyra agradeceu a homenagem e lembrou o entusiasmo do pai com a educação. “Como educadora estou muito feliz com esta obra. Fico muito entusiasmada quando vejo iniciativas que buscam contribuir com a educação dos nossos jovens”, frisou. A inauguração foi acompanhada por autoridades locais, pela população e por gestores e diretores do Sistema Fiea.
Instalações modernas do Sesi/Senai
TAGS:

Deixe o seu comentário