13/10/2014 14h37

Oficina da Fiea e Apex-Brasil gera US$ 150 mil em negócios

Foram realizadas 85 reuniões entre 45 empresas alagoanas não exportadoras ou iniciantes e comerciais exportadoras participantes do programa Brasil Trade da Apex-Brasil

Oficina de Negócios Brasil Trade é uma oportunidade única para o empresariado inserir no mercado internacional
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) – por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/AL) e do Centro Internacional de Negócios (CIN/AL) – promoveram, na última terça-feira (7), na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, a Oficina de Negócios Brasil Trade.
A iniciativa, que integra as ações do Projeto de Extensão Exportadora (Peiex), foi voltada para empresas que pretendem iniciar exportações ou querem conquistar novos mercados internacionais. Durante o evento, foram realizadas 85 reuniões entre 45 empresas alagoanas não exportadoras ou iniciantes e comerciais exportadoras participantes do programa Brasil Trade da Apex-Brasil.
“O resultado foi a realização de US$ 150 mil em negócios imediatos e uma expectativa de US$ 825 em exportações a serem concretizadas nos próximos 12 meses”, informa o gerente executivo de Imagem e Acesso a Mercados da Apex-Brasil, Rafael Prado. “As oficinas também auxiliam a intensificar a cultura exportadora nas micro, pequenas e médias empresas brasileiras, além de aproximá-las das comerciais exportadoras, gerando negócios para o Brasil”, ressalta o gerente.
O objetivo das oficinas, que são realizadas pela Apex-Brasil em vários estados brasileiros, é promover o encontro entre essas empresas para que o conhecimento, contatos e relacionamentos das comerciais exportadoras nos diversos países facilitem a preparação das empresas locais para exportar. Em Maceió, estiverem presentes os setores de alimentos e bebidas; casa e construção; vestuário e calçados; higiene e limpeza; tecnologia da informação e artesanato.
“Essas comerciais exportadoras normalmente estão localizadas em São Paulo ou em outros estados mais distantes, tornando difícil para o empresário local fazer essa busca. O evento tem, justamente, a finalidade de agir como um facilitador”, disse a gerente do CIN/AL, Dielze Mello.

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