27/10/2014 13h37

Aplicativo facilita o aprendizado de crianças surdas

Evento internacional valoriza o empreendedorismo de alunos e professores como forma de planejar melhorias na educação.

Quatro projetos apresentados por estudantes da Escola Sesi-Senai Ebep Carlos Guido Ferrário Lobo figuraram entre os dez finalistas da Startup Weekend Education, realizada de 17 a 19 de outubro, na Faculdade Estácio de Alagoas (FAL), em Maceió. O evento internacional valoriza o empreendedorismo de alunos e professores como forma de planejar melhorias na educação.
 
Startup Weekend Education reuniu 40 representantes, entre professores, alunos e funcionários, da Escola Ebep
Este ano, a Startup Weekend Education reuniu 40 representantes, entre professores, alunos e funcionários, da Escola Ebep. Os projetos dos alunos da unidade de ensino Sesi-Senai selecionados foram o Eduflow, Green Game, Matrícula Certa e Teach Hand.
Os projetos dos alunos da unidade de ensino Sesi-Senai selecionados foram o Eduflow, Green Game, Matrícula Certa e Teach Hand.
Destes, o Matrícula Certa, projeto que visa a melhorar o processo de matrícula de alunos nas escolas públicas e privadas por meio de uma plataforma online conseguiu o terceiro lugar. O primeiro lugar foi para o Teach Hand, aplicativo que auxilia crianças surdas no aprendizado da gramática da Língua Portuguesa.
Os vencedores ganharam matrículas gratuitas e bolsas nos cursos de pós-graduação da FAL, além do direito de fazer um curso de design thinking ministrado pelo designer Demian Borba. O aplicativo Teach Hand partiu do ideal de alunos surdos da Escola Ebep Maceió de facilitar a aprendizagem de crianças surdas, por meio da associação de imagens e sinalizações.
Os alunos da escola, de forma geral, demonstraram iniciativa, propondo ideias originais e por conta própria. “O Ebep Maceió está orgulhoso de carregar consigo a honra de ter lançado, pela primeira vez, num startup internacional, um projeto feito por alunos surdos”, destacou o docente do curso técnico em Logística da unidade e mentor da equipe, Sérgio Accioly
“Os alunos estão preparados para participar de qualquer evento de startup. Desta vez, não houve preparação prévia, como fizemos para o evento de Arapiraca. O resultado, mais uma vez, foi surpreendente! Nossos alunos fizeram a diferença, mostraram comprometimento, criatividade, liderança, autonomia e o mais importante: espírito empreendedor”, orgulha-se a diretora da escola, Jane Ramos.
Inclusão - A escola recebeu, no último dia 21 de outubro, a visita do facilitador de Startup Weekends no Brasil, de Leandro Freire. No mesmo dia, os alunos surdos Paulo Victor, Danilo Vitor e Rodrigo Freitas, do curso técnico de Logística, juntamente com os colegas de projeto que são ouvintes, Bruna Fortunato e Maximilly Moreira, do curso de Informática, foram entrevistados pelo Sindicato da Indústria do Vestuário de Alagoas (Sindivest-AL). Os idealizadores do aplicativo pretendem desenvolvê-lo e contribuir com a inclusão das crianças surdas na sociedade, ao alfabetizá-las.
TAGS:

Deixe o seu comentário