01/10/2014 9h39

55% dos consumidores de Maceió vão presentear no Dia das Crianças

Segundo o Instituto Fecomércio, a data deverá ser bastante festejada, pois 65% dos entrevistados garantiram comemorar

Semana do Dia das Crianças cria expectativas positivas para os varejistas de Maceió

A pesquisa de intenção de compras em Maceió, realizada pelo Instituto Fecomércio de Estudos Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD), para o Dia das Crianças revela que 55% dos entrevistados vão presentear no dia 12 de outubro. De acordo com o levantamento, 39% das pessoas abordadas não irão comprar presentes e 6% não souberam informar. Do total de entrevistados, 65% disseram que irão comemorar o Dia das Crianças. Já 18% garantiram que a data não será comemorada e 17% ainda não havia definido.

De acordo com a pesquisa do IFEPD, os entrevistados optaram por comemorar o Dia das Crianças em casa (35,4%), na praia (14,5%), no cinema (13,7%) e na casa de amigos (9,8%).

O levantamento aponta ainda que 17,5% dos entrevistados devem gastar entre R$ 51 a R$100 com comemoração/presentes no Dia das Crianças. Já 17% das pessoas ouvidas devem gastar entre R$ 201 a R$ 250 e 16,5%, entre R$ 101 a R$ 150.

Os brinquedos (37,4%) lideram a relação dos produtos mais procurados para presentear na data. Na sequência, vestuário (35,5%), calçados (15,6%), eletrônicos (9%), celular e perfumaria (7,1%), computador e vídeo game (6%), livros (1,4%) e outros (3,1%).

Um dos itens da pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio foi sobre a forma de pagamento. A opção da maioria será cartão de crédito parcelado (39,3%), à vista/dinheiro (30,3%) e cartão de crédito rotativo (13,2%).

Quanto aos locais escolhidos pelos consumidores para efetuar as compras para o Dia das Crianças será o seguinte: lojas de shoppings (43,6%); lojas do Centro de Maceió (25,1%); lojas de rua/bairro/galeria (11,8%); supermercados (10,9%); internet (3,3%) e outros (5,2%).

Segundo o levantamento, 58% das crianças não deverão acompanhar os pais nas compras. Já os motivos que levam os consumidores a definir o local da compra são: preços (25,1%); promoções (17,5%); qualidade dos produtos (15,1%); variedade (13,7%); recepção dos vendedores (9,4%) e outros (6,6%), mas 8,5% dos entrevistados afirmaram que já saem de casa sabendo onde irá comprar.

 

PERFIL DOS ENTREVISTADOS

 

Do total de entrevistados, 53% eram do sexo feminino e 47% do sexo masculino. A faixa etária correspondeu a 35 a 44 anos (34,5%), 25 a 34 anos (25,9%), entre 18 a 24 anos (23,1%) e acima de 45 anos (16,3%).

Em relação ao grau de escolaridade, a maioria dos entrevistados possui nível superior (40,2%) e Ensino Médio (32,9%). Já a renda é entre três a cinco salários mínimos (50,3%) e até dois salários mínimos (25,7%).

O levantamento foi realizado ente os dias 15 e 20 de setembro. Os entrevistados responderam perguntas abertas e fechadas. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro corresponde a 5% para menos ou para mais. A pesquisa completa está disponível no site www.fecomercio-al.com.br

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