18/09/2014 10h05

Indústria alagoana exporta primeiro módulo de processamento de CO2 para plataforma da Petrobras

Equipamento foi produzido na fábrica instalada no Polo Multifabril Industrial José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro

 

Módulo de processamento de CO2 produzido e montado em Alagoas que servirá ao pré-sal

A Jaraguá Equipamentos, empresa especializada na fabricação de equipamentos para indústria naval e offshore, exporta seu primeiro módulo de processamento de CO2, nesta quarta-feira (17), para plataforma da Petrobrás, no Rio de Janeiro, destinada à exploração do pré-sal. O equipamento foi produzido na fábrica instalada no Polo Multifabril Industrial José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro, e montado na unidade fabril do Porto de Maceió.

Com o desenvolvimento da extração do petróleo no País, a empresa instalada em Alagoas fortaleceu seu segmento de offshore, atividade relacionada à prospecção, perfuração e exploração petrolífera ao largo da costa. Graças ao aumento da demanda do mercado, um segundo módulo já está sendo fabricado e deverá sair ainda em outubro deste ano para outra plataforma da Petrobrás. Cada módulo possui 20 metros de altura por 14 metros de largura e pesa mais de 800 toneladas.

A Jaraguá Equipamentos inaugurou sua primeira unidade fabril em Alagoas em 2010, por meio de incentivos concedidos pelo Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin). Graças à política de desenvolvimento econômico do Governo do Estado voltada para atração e ampliação de novos negócios, uma segunda unidade fabril da empresa foi instalada em Alagoas em 2012.

A empresa, que possui quase seis décadas de existência e unidades em São Paulo, Pernambuco e Orlando, nos Estados Unidos, já investiu mais de R$ 85 milhões e gerou 400 empregos diretos somente em Alagoas, tornando-se uma forte parceira do governo no desenvolvimento econômico do Estado.  Além dos mercados da região Nordeste e Norte, agora a produção escoa também para a região Sudeste.

Para a secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana, a Jaraguá Equipamentos é mais um caso de empresa que aposta em Alagoas. “A credibilidade conquistada junto aos investidores é fruto do trabalho realizado pelo governo estadual, que já captou na atual gestão mais de 100 indústrias para Alagoas. Além disso, a localização geográfica do Estado é privilegiada para o escoamento da produção em relação a outras regiões do Brasil”, avaliou.

TAGS:

Deixe o seu comentário