05/09/2014 16h39

Alagoanos mostram potencial das pessoas com deficiência na Olimpíada do Conhecimento

Alagoas na maior competição de educação profissional do país, realizada de 3 a 6 de setembro pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no Expominas

 
Jussara Gabrielly, competidora na ocupação Panificação, fez bonito na Olimpíada do Conhecimento
Olhos atentos, passos firmes, concentração a mil e uma velocidade no cumprimento das tarefas que pouca gente tem. A alagoana Jussara Gabrielly, competidora na ocupação panificação da Olimpíada do Conhecimento, é uma das quatro pessoas com deficiência que representam Alagoas na maior competição de educação profissional do país, realizada de 3 a 6 de setembro pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no Expominas, capital mineira. Ela tem down.
A delegação do estado conta, ainda, com Kyrlla Daniella Almeida Bastos (Costura), que é surda; Douglas Rodrigo da Silva (Tecnologia da Informação), deficiente visual; e o cadeirante Emanuel Wagner Souza Pontes (Mecânica de Automóveis) nesta categoria. Mais do que competir, eles dão uma lição a todos.
Wagner, cadeirante, foi destaque na ocupação Mecânica de Automóveis
“A participação dos nossos estudantes na Olimpíada do Conhecimento é uma das maneiras de mostrar o potencial das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho, além de deixar claro que eles têm a capacidade de desenvolver diversas funções”, explica a 
Assessora de Educação do Senai Alagoas, Nívia Andrade
Conforme a professora, a presença dos alunos PCDs no evento em Belo Horizonte-MG é uma continuidade das ações de inclusão do Programa Senai de Ações inclusivas (PSAI), desenvolvido em Alagoas há 14 anos. “Por meio do programa, incluímos as pessoas com deficiência nos nossos cursos para facilitar o acesso e permanência delas no mercado de trabalho”, acrescenta.
Os quatro estudantes, afirma Nívia, têm um segundo objetivo. “Trabalhamos para manter Alagoas na liderança, já que na última edição da Olimpíada do Conhecimento, em 2012, ficamos na terceira colocação geral mas, entre as pessoas com deficiência, fomos o primeiro estado do Brasil, como uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze”, revela a assessora.
Kyrlla Daniella, representou muito bem Alagoas, na Olimpíada do Conhecimento, na ocupação Costura
A OLIMPÍADA – Em sua 8ª edição, a Olimpíada do Conhecimento é realizada entre 3 e 6 de setembro, no Expominas, onde são esperados mais de 300 mil visitantes. A competição reúne mais de 800 competidores, divididos em 58 ocupações técnicas ligadas à indústria, ao setor de serviços e à agropecuária. Durante os quatro dias, os concorrentes, alunos do Senai, Senac e Institutos Federais de Tecnologia, realizam tarefas semelhantes às que teriam em situações reais nas empresas.
TAGS:

Deixe o seu comentário