25/08/2014 10h41

Fomenta Alagoas 2014 movimenta mais de R$ 275 milhões em negócios futuros

Encontro envolveu empresários, gestores públicos e representantes dos governos municipais e estadual que trabalham com licitações

Rodada de Negócios é sucesso em Maceió

A 4ª edição do Fomenta Alagoas 2014, realizada na terça-feira, no Hotel Radisson, em Maceió, movimentou mais de R$ 275 milhões em negócios futuros articulados, por meio da Rodada de Negócios realizada pelo Sebrae Alagoas. O encontro envolveu empresários, gestores públicos e representantes dos governos municipais e estadual que trabalham com licitações.

Participaram da rodada 43 empresas âncoras (compradoras) e 69 ofertantes (fornecedoras), que integram ou não os projetos finalísticos do Sebrae em Alagoas. Ao todo, 520 pessoas se revezaram para trocar informações, tirar dúvidas, apresentar seus produtos e serviços, com catálogos, vídeos, fotos, etc., e selecionar fornecedores e compradores.

O objetivo da Rodada de Negócios é estreitar a relação entre empresários e os órgãos compradores, a fim de que a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa possa ser cumprida no que diz respeito ao quesito de compras públicas, estimulando e favorecendo o desenvolvimento dos pequenos negócios em todo o estado.

“O evento serviu para promover a interação e integração entre fornecedores de diversos segmentos, como nós, e possíveis clientes. A consequência dessa relação é o crescimento das empresas, a geração de emprego e renda para a população e o desenvolvimento da economia”, disse a empresária Carla Viviane Borges, da KS Comércio de Equipamentos Eletrônicos.

Seu sócio, Osvaldo Borges dos Santos, destacou que o apoio do Sebrae tem sido fundamental para essa aproximação e para alavancar o crescimento das pequenas empresas alagoanas. “Se não fosse essa ajuda, já teria desistido de abrir ou desenvolver algum tipo de negócio aqui”, desabafou o empresário.

Dayane Pereira, representante da Prefeitura de Viçosa, afirmou que a rodada foi decisiva para futuras aquisições de produtos e serviços para sua cidade, já que a pouca produção que dispõe o município não é possível para suprir tudo o que precisam. “Esse tipo de encontro nos possibilita comprar tudo o que necessitamos para o município dentro do que determina a lei”, destacou.

Para a gerente da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae em Alagoas, Fátima Santos, o Fomenta trouxe, com sua programação de palestras, possibilidades para que os empresários pudessem se organizar sobre as compras públicas, já que eles aprenderam como são feitas as aquisições pelas instituições governamentais.

“O casamento entre as palestras e a rodada de negócios se torna uma rica fonte de informações para esses empresários, que, muitas vezes, deixam de vender para o governo por não terem informações suficientes sobre a forma de fazê-lo”, concluiu a gerente.

O Fomenta Alagoas 2014 foi realizado pelo Sebrae, com a parceria do Governo do Estado, a Prefeitura de Maceió e demais prefeituras municipais.

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