25/06/2014 12h10

Seminário apresenta exemplos de gestão empresarial

O Seminário Indústria Rumo à Excelência conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas e da Braskem

Empresário Manuel Marques chamou atenção para o índice de mortalidade das micro e pequenas empresas
O auditório da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) é palco, nesta quarta-feira (25), da apresentação de cases de sucesso de empresários que foram vencedores das últimas edições do Prêmio de Competitividade às Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil) – etapas estadual e nacional – e do Prêmio Estadual da Qualidade (PEQ).
Entre os casos participantes, estão as empresas alagoanas Caleidoscópio e Tecmaster, e a gaúcha Ebios Tecnologia Sustentável. O presidente da Fiea, industrial José Carlos Lyra de Andrade, é representado pelo 1º secretário da instituição, empresário Alberto Cabus, no encontro promovido pelo Movimento Alagoas Competitiva (MAC) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e pequenas Empresas (Sebrae).
Durante a solenidade de abertura, o presidente do MAC, empresário Manuel Marques, chamou atenção para o índice de mortalidade das micro e pequenas empresas – 42% fecham em até cinco anos – devido a problemas atribuídos à gestão, conforme levantamento do Sebrae Nacional.
Ele citou a importância de programas de qualidade e competitividade no sentido de desenvolver e fortalecer cada vez mais as empresas brasileiras, principalmente as de pequeno e médio portes, destacando a disseminação e implantação de gestões alinhadas com os fundamentos e critérios do MEG – Modelo de Excelência da Gestão. “Qualidade, produtividade e competitividade têm de andar junto com gestão”, sentenciou.
O diretor técnico do Sebrae, Ronaldo Morais, ressaltou que a competitividade está dentro e fora das empresas. “Tem que existir um ambiente favorável para o desenvolvimento dos negócios. O segredo está no empresário empreendedor e num bom negócio bem gerido. É necessário fomentar a busca pela excelência para que as empresas tenham competitividade”, afirmou.
O Seminário Indústria Rumo à Excelência conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas e da Braskem. Como convidados especiais estão os diretores da Fiea, Sebrae e secretários do Estado e do Município.

Deixe o seu comentário