22/05/2014 12h17

Federação das Indústrias do Estado de Alagoas e parceiros realizam Sempex 2014

Abertura da 9ª edição ocorreu hoje, no Centro Cultural e de Exposições, em Jaraguá, com palestrantes de renome nacional e internacional

 
Presidente da Fiea, José Carlos Lyra, abre a nova edição da Sempex ao lado de outras autoridades
A 9ª edição do Seminário de Promoção às Exportações (Sempex) foi aberta nesta quarta-feira (21), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá. Até esta sexta-feira (23), palestrantes de renome nacional e internacional farão palestras e apresentarão cases de sucesso, discutindo alternativas para a solução dos problemas das empresas alagoanas referentes ao comércio exterior.
O seminário é promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Apex-Brasil, RedeCIN, Sebrae e Governo de Alagoas. Durante a abertura do seminário, o presidente da Fiea, industrial José Carlos Lyra de Andrade, apresentou um panorama do comércio internacional alagoano.
“Alagoas foi o 18º estado em volume de exportação. Ao analisarmos o quadro nordestino, constataremos que Alagoas se encontra na quinta colocação, ficando atrás da Bahia, Maranhão, Pernambuco e Ceará. Produtos derivados da indústria sucroalcooleira e química compõem a pauta principal dessas exportações, e podemos destacar o crescimento de produtos que não participavam continuamente da pauta exportadora, como turbinas a vapor, bolsas de couro natural, tecido poliéster, entre outros”, afirmou.
Na noite de abertura do Sempex, a diretora de Gestão e Planejamento da Agência de Promoção às Exportações (Apex) Brasil, Tatiana Porto, ministrou a palestra “Apex Brasil: Atuação e Auxílio ao Exportador”. Entre os temas a serem abordados nos três dias do seminário, por especialistas nacionais e internacionais, estão a internacionalização, produtividade na indústria, como enviar a sua mercadoria para o exterior, logística no mercado internacional, marketing global, informações em feiras e eventos nacionais internacionais e oportunidades de negócios nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016.
O Sempex é realizado a cada dois anos, e tem como objetivo disseminar a cultura exportadora, visando ao incremento na participação de empresas alagoanas no mercado internacional, através da adequação de produtos e processos, e diversificação da pauta exportadora. A ideia é facilitar a comercialização de produtos feitos em Alagoas nos mercados nacional e inter­nacional, de forma sustentável e permanente.
Paralelamente ao evento, estão sendo expostos produtos de empresas exportadoras e potenciais exportadoras do Estado, trabalhadas por diversos programas setoriais realizados pelo CIN/AL. São 28 empresas expositoras divididas entre os setores de alimentos e bebidas, confecções, artesanato e acessórios, decoração, construção civil, além de móveis e madeiras.
A abertura do Sempex foi prestigiada pelo superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira; pelo secretário de Estado da Comunicação, Keylle Lima, representando o governador Teotonio Vilela Filho; pela gerente executiva de negócios internacionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Soraya Rosar, representando o presidente da CNI,  Robson Braga de Andrade; pelo presidente da Fecomércio-AL, Wilton Malta; além de secretários estaduais e municipais, representantes de diversas instituições parceiras, empresários, conselheiros e diretores do Sistema Fiea.
TAGS:

Deixe o seu comentário