07/05/2014 15h29

Comércio de Maceió tem expectativa que 65% dos consumidores presentearão as mães

Itens de vestuário lideram a preferência entre os entrevistados e maior parte do pagamento será feita com cartão de crédito, aponta pesquisa da Fecomércio

Comércio aguarda crescimento nas vendas
 

No próximo domingo, data em que se comemora o Dia das Mães, a expectativa é que 65% dos consumidores de Maceió presenteiem suas mães, conforme aponta a pesquisa desenvolvida pelo Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento do Estado de Alagoas (Instituto Fecomércio/AL).

Realizada entre os dias 24 e 30 de abril, a pesquisa deste ano praticamente manteve o percentual de 2013, quando a intenção de compras registrou o índice de 67%. Assim como no ano anterior, os itens de vestuário lideram a preferência dos entrevistados (36,12%). Em seguida, as opções escolhidas para as mães são: cesta de café da manhã (10,32%), bolsas e acessórios (7,94%), calçados (7,54%) e joias e bijuterias (7,14%). Os aparecem aparelhos celulares e smartphones, que no ano passado alcançaram o segundo lugar na preferência, este ano ocupa a sexta posição com 6,75% das intenções de compra.

Os eletrodomésticos também aparecem como opção dos entrevistados, sendo a geladeira (2,78%) e o fogão (2,38%) os mais cotados entre o gênero. Para as mães moderninhas, as opções citadas foram tablets (1,59%) e câmera digital (1,19%).

Em relação aos valores que pretendem gastar com presentes, cerca de 7,14% dos consumidores irão desembolsar até R$ 50,00; 23,02% entre R$ 51,00 e R$ 100,00; 21,03% entre R$ 101,00 e R$ 150,00; 112,30% entre R$ 151,00 e R$ 200,00. As faixas de valores compreendidos entre R$ 201,00 e R$ 400,00 totalizam 30,44% da intenção dos entrevistados. O menor percentual foi registrado para valores acima de R$ 400,00 (5,95%).

Dentre o percentual que não irá presentear no segundo domingo de maio, um total de 35%, 24,81% afirmaram não ter a quem presentear; 24,06 disseram estar endividados; 18,80 estão mais cautelosos com as compras e 15,79 não possuem emprego. A opção por comemorar o Dia das Mães de outra forma (9,77%) e a falta de costume de dar presentes (6,02%) também são alguns dos motivos sinalizados pelos entrevistados.

Outro resultado apontado pela pesquisa é que, independentemente de presente, a boa parte dos consumidores irá comemorar o Dia das Mães: 74% dos entrevistados pretendem celebrar a data, 14% não comemorarão e 12% ainda não haviam decidido. Sobre o local da celebração, a casa dos pais (36,93%) ou a própria casa (33,45%) surgem como preferência, seguidos de restaurantes (14,63%), casa de parentes (9,76%), casa de amigos (3,14%) e outros (2,09%).

 

 

Pagamentos

Como forma de pagamento, o cartão de crédito se destaca: 47,62% dos entrevistados irão parcelar as compras, 31,75 usarão como crédito rotativo e 11,11% pagarão na modalidade débito em conta. Pagamento à vista em dinheiro responderá por 8,33% das compras. Cheque (0,79%) e carnê de crediário (0,40) também apareceram como opções.

Assim como aconteceu no ano passado, os shoppings (32,14%) e o Centro de Maceió (31,75%) disputam a preferência dos consumidores, seguidos por lojas de rua, bairro e galerias, que aparecem com 15,87% das intenções. Os supermercados (10,32%) e a internet (4,37%) também surgem como lugares escolhidos pelos consumidores, os quais avaliam preços (30,16%), promoções (16,27%), variedade (14,29%), qualidade dos produtos (12,70%) e recepção dos vendedores (6,75%) na hora de se decidirem. A vitrine responde por apenas 3,17%.

Entrevistados

O perfil dos entrevistados foi composto por 57% de mulheres e 43% de homens, sendo a faixa etária compreendida entre 18 e 45 anos (ou mais). Destes, a maior parcela (35,32) foi de pessoas de 35 à 44 anos. Em relação à faixa de renda, o universo da pesquisa demonstrou que a maior parte dos entrevistados

TAGS:

Deixe o seu comentário