24/03/2014 10h12

Setor de franquias cresce e fatura R$ 73 milhões no Estado. Cifra é superior a 10,6% ante 2012

Novos negócios têm surgido com o financiamento do Banco do Nordeste

Franquias têm surgido como boa oportunidade de negócios

Alba Ribeiro/Assessoria

Maceió – O desempenho do setor de franquias em Alagoas tem alcançado destaque no âmbito regional. Ano passado, o ramo de franchising faturou cerca de R$ 73 milhões no Estado, um incremento de 10,6% em comparação a 2012, acima da média do Nordeste, que cresceu 7,7%. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e se refletem no aumento da procura por financiamentos do setor junto ao Banco do Nordeste.

Em 2013, mais de 50 unidades de franquias foram contratadas com o Banco do Nordeste no Estado, 30% a mais do realizado em 2012. A perspectiva é o crescimento dos financiamentos em 2014. “Temos percebido um aumento da procura por financiamentos para construção, abertura e instalação de franquias e já estamos com várias propostas em análise”, afirma o gerente de Negócios da Agência Maceíó Farol do Banco do Nordeste, Joatan Gomes Costa.

Recentemente, a Agência financiou a vinda da Risotto Mix para Maceió, franquia do segmento de alimentação que aposta no “fast food” diferenciado com pratos italianos e brasileiros. O gerente destaca ainda outras franqueadas apoiadas pelo BNB no Estado, a exemplo do O Boticário, Água de Cheiro, Morana, Santa Lolla, Le Postiche, e a Sorveteria Bali, primeira franquia alagoana de sorvetes.

Joatan ressalta que a taxa de juros é um dos atrativos pela procura por financiamentos com o BNB. “As condições são as seguintes: juros de 6,48% ao ano, tendo 15% de bônus, caso o pagamento seja feito em dia, ficando no final a 5,51% ao ano, que equivale a 0,46% ao mês; o prazo de pagamento vai até 12 anos, podendo chegar a quatro anos de carência”, esclarece. O Banco apoia desde a construção até a compra de máquinas, e também a taxa de abertura da franquia.

Os dados da ABF também apontam uma interiorização do setor. São 518 unidades de franqueados operando no Estado, sendo 230 pertencentes a 20 maiores marcas de franchising. Dos 102 municípios alagoanos, 37 possuem franquias, sendo que cerca de 74% delas estão instaladas em Maceió e 12,7% em Arapiraca.

O segmento de esporte, saúde, beleza e lazer lidera a quantidade de unidades em Alagoas, sendo responsável por 25,3% das franqueadas, seguido pelo segmento de alimentação, com 20,6%; assessórios pessoais e calçados, com 14,3%; móveis, decorações e presentes, com 10,2%; negócios, serviços e outros varejos, com 7,9%; educação e treinamento, com 7%; vestuário, com 5,6%; limpeza e conservação, com 5%; veículos, com 2%; hotelaria e turismo, com 1,15%; e informática e eletrônicos, com 0,96%.

TAGS:

Deixe o seu comentário