18/03/2014 13h30

Indústria instalada em Alagoas exporta módulos para plataformas de petróleo

Jaraguá equipamentos funciona no estado desde 2010

Jaragua Equipamentos lança plataforma produzida em Alagoas

Pedro Mesquita

A empresa Jaraguá Equipamentos inaugurou sua primeira unidade fabril em Alagoas ainda em 2010. Através de incentivos do Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico e Social (Conedes), o empreendimento se consolidou no Polo Multifabril Industrial José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro. A Jaraguá é responsável pela distribuição de materiais de bens de capital nas áreas de óleo e gás, petroquímica, biomassa, industrial geral, montagem industrial, papel e celulose.

Em 2012, o ambiente propício em Alagoas à ampliação dos negócios e a alta demanda de mercado motivaram a construção de mais uma fábrica da Jaraguá Equipamentos no estado, desta vez no Porto de Maceió. A unidade produz equipamentos voltados à indústria naval e offshore, ocupando uma área de 26 mil m². Os investimentos no empreendimento chegaram a R$ 15 milhões, gerando 200 empregos diretos.

Com avanço e desenvolvimento da extração de petróleo, a Jaraguá fortaleceu seu segmento de offshore, através da possibilidade de exportar módulos para plataformas marítimas. A convite de uma empresa americana, contratada pela Petrobras, a fábrica em Alagoas vai produzir, até o final de 2014, quatro módulos para remoção de CO2, cada um para uma plataforma diferente. Os módulos possuem 20 metros de altura e 16 metros de largura.

“A Jaraguá Equipamentos é mais um caso de empresa que aposta em Alagoas e percebe que aqui, através das ações implantadas dentro da atual política de desenvolvimento econômico do Governo do Estado, é um local apropriado para expandir seus negócios. A empresa faz com que Alagoas entre definitivamente na produção de equipamentos para o setor naval”, colocou a secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana.

Dados - Em quatro anos no estado, a Jaraguá Equipamentos, empresa com quase seis décadas de existência, já investiu mais de R$ 85 milhões, além de ser responsável pela geração de 400 empregos diretos, tornando-se uma forte parceira do Governo de Alagoas para o desenvolvimento.  Os produtos atendem não só a região Nordeste, a região Norte também está na rota de escoamento da produção. A Jaraguá conta com unidades em São Paulo, Pernambuco e em Orlando, nos Estados Unidos

Deixe o seu comentário