17/03/2014 12h14

Empresa oferece serviços para rastreamento de transporte público

ZUQ – Transporte Inteligente é uma das finalistas do Prêmio Alagoano Empreendedor Inovador

ZUQ é mais um aplicativo desenvolvido por profissionais alagoanos a serviço da comunidade
 

Millena Barroca /Assessoria

A ‘ZUQ – Transporte Inteligente’ traz uma ideia inovadora para a modernização do controle do transporte público, com a gestão de frotas de veículos de Alagoas, a partir de modernos sistemas de monitoramento de transporte. A empresa é uma das finalistas do I Prêmio Alagoano Empreendedor Inovador, resultado de uma parceria entre as Secretarias de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e da Ciência Tecnologia e Inovação e a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal). O resultado da premiação sairá no dia 26 de março.

O serviço para a modernização da gestão de transporte público é, hoje, o principal negócio desenvolvido pela empresa. Nele, o projeto oferece uma agenda que gerencia as necessidades básicas de manutenção do veículo, chamada de Flitsmobi. Além disso, a empresa oferece um serviço opcional de rastreamento, o Flitsmobi GPS, onde se tem maior controle de gastos, e é possível rastrear ou bloquear o carro.

Um aplicativo para celulares de rastreamento dos transportes públicos da capital também está em processo de desenvolvimento pela empresa. Através dele, o cidadão maceioense pode saber quanto tempo levará até que seu ônibus passe no ponto desejado e qual a atual localização do veículo. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) está negociando com a ZUQ a adoção deste serviço para os coletivos da cidade.

A ZUQ – A empresa surgiu em abril de 2009, com sede na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e foi incubada pela Incubadora de Empresas de Alagoas (Incubal). Atualmente, conta com quatro funcionários, entre eles, os dois idealizadores e coordenadores do projeto, Willy Tiengo e Márcio Aguiar, além de mais um sócio e um auxiliar administrativo.

O Prêmio vem para alavancar a empresa, trazer mais reconhecimento no ramo e recursos, além de possíveis novos clientes. “A premiação em dinheiro é importante, pois poderá ser investida em marketing para a empresa atrair novos interessados no projeto. Entretanto, o valor torna-se simbólico diante da valorização e do reconhecimento que a empresa irá obter, podendo, a partir disso, assinar contratos com novos clientes”, explica Willy Tiengo.

“Nos últimos quatro anos, o Governo de Alagoas tem olhado com mais atenção para as pessoas que realmente querem fazer algo pelo estado, aqueles que realmente têm um projeto que beneficia o coletivo e o prêmio é uma prova disso, do apoio e do incentivo que o Estado oferece aos alagoanos”, acrescenta.

TAGS:

Deixe o seu comentário