17/02/2014 11h15

Secretaria Municipal de Meio Ambiente incentiva coletiva seletiva de lixo na capital alagoana

Processo de coletiva seletiva começa dentro de casa ou no local de trabalho

Prefeitura de Maceió incentiva a prática de reciclagem de lixo nas comunidades

A coleta seletiva começa dentro de casa ou no local de trabalho. Separando os resíduos orgânicos dos inorgânicos, doenças e até mesmo maiores degradações ambientais podem ser evitadas. Mas, além preservar o meio ambiente, a separação dos resíduos de maneira correta podem gerar emprego e renda para uma comunidade. A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) incentiva todos os maceioenses a se habituarem com essa prática que só traz benefício.

“Quando despertamos para uma consciência ecologicamente correta, o primeiro dever começa dentro de casa e em seguida no local trabalho, até porque quando se faz a coleta seletiva em nossa residência fica muito mais fácil realiza-la no lugar em que trabalhamos”, destacou Eva Moraes, coordenadora de educação ambiental da Sempma.

Segundo Eva, as pessoas podem usar sacolas biodegradáveis para separar os resíduos. “Uma sacola para o descarte de papel, outra para vidros, uma terceira para materiais de plásticos e mais outra para os resíduos orgânicos”, acrescentou.

Eva explicou que comunidades, cooperativas e catadores de reciclados sobrevivem dos resíduos e daí a a importância de separá-los corretamente para que essas pessoas possam trabalhar com segurança. De acordo com Eva, a separação incorreta dos resíduos pode provocar acidentes com aqueles que realizam a coleta.

“Os resíduos orgânicos também podem ser aproveitados. Em minha casa, por exemplo, utilizo cascas de frutas, verduras e de legumes e até mesmo o pó do café para realizar compostagem. Aconselho todos a experimentarem essa técnica”, acrescentou.

Moeda Verde

A equipe de educação ambiental da Secretaria do Meio Ambiente informou que a campanha Moeda Verde tem por objetivo criar princípios sustentáveis nas escolas públicas e privadas. “A ação funciona da seguinte maneira: os responsáveis pelas escolas, interessados em trabalhar a sustentabilidade com as crianças e também funcionários, arrecadam materiais que podem ser reciclados, a exemplo das garrafas pet, jornais, revistas e tampas de garrafas. Logo após, a escola disponibiliza o material que seria lixo e em troca oferecemos oficinas que transformam resíduos em produtos”, revelou Eva.

Os interessados em aprender a confeccionar produtos com materiais recicláveis podem entrar em contato com a Sempma pelo e-mail evabight@yahoo.com.br ou pelos telefones (82) 3315-4735 e 3315-4736.

Deixe o seu comentário