05/02/2014 13h32

Rolhas de garrafas de vinho nos EUA serão feitas com o plástico verde da Braskem

Material 100 % renovável será empregado de forma inédita pela Nomacorc, líder na produção de rolhas sintéticas para garrafas de vinho no país norte-americano

 

Rolhas produzidas a partir do plástico verde

 

A Braskem,  maior produtora de resinas termoplásticas das Américas e líder global em biopolímeros, empregará de maneira inédita o plástico verde (Polietileno I’m greenTM), em rolhas para garrafas de vinhos fabricadas pela Nomacorc, empresa líder no segmento nos Estados Unidos. Denominadas Select® Bio, as rolhas são 100% recicláveis e apresentam o mesmo desempenho em controle do oxigênio que a linha convencional, além de evitar a deterioração e desperdício causados por processos como oxidação e redução. Neste caso, o plástico verde substitui com eficiência a cortiça, material proveniente de árvores específicas para tal fim e que podem levar algumas décadas para serem cultivadas.

O Polietileno I’m greenTM é feito a partir do eteno obtido do etanol de cana-de-açúcar. Seu grande diferencial é contribuir para a redução da emissão dos gases do efeito estufa na atmosfera, já que captura gás carbônico durante o seu processo produtivo. Ele também apresenta as mesmas características do polietileno tradicional, ou seja, não necessita de adaptações de maquinário e pode ser reciclado. Para ajudar o consumidor a reconhecer o plástico verde, a Braskem criou o selo ‘I´m green TM’, que garante a origem renovável da embalagem.

“A Braskem é uma organização sólida, com um histórico de criação de polímeros confiáveis e sustentáveis para os principais fabricantes do mundo todo”, destacou Olav Aagaard, cientista-chefe da Nomacorc. “A utilização do polietileno verde de cana-de-açúcar da Braskem nos dá a confiança necessária para oferecermos aos nossos clientes rolhas neutras em carbono, o que não só ajuda a garantir a consistência e qualidade dos vinhos, mas também permite o desenvolvimento de uma solução de embalagem mais sustentável”.

“Ficamos muito satisfeitos com a escolha feita pela Nomacorc para o desenvolvimento de uma solução mais sustentável com o nosso plástico verde”, diz Marco Jansen, Diretor Comercial de Químicos Renováveis da Braskem para a Europa e Estados Unidos. “Escolhas como as realizadas pela Nomacorc mostram que esta é uma tecnologia altamente viável e com grande potencial de crescimento, e que pode ser plenamente empregada como alternativa sustentável ao uso de combustíveis fósseis”, conclui Marco Jansen.

 

SOBRE A NOMACORC

A Nomacorc é líder mundial em rolhas para garrafas de vinho e a marca no 1 em rolhas para vinhos não espumantes em diversos países, entre eles França, Alemanha e os Estados Unidos. Comprometida com a inovação tecnológica, a Nomacorc fabrica seus produtos por meio de um processo patenteado de co-extrusão. Dessa forma, as rolhas Nomacorc permitem o controle consistente e previsível do oxigênio, além de protegerem o conteúdo de alterações no sabor causadas por processos de oxidação, redução ou sabor de mofo (cork taint). Os produtos da Nomacorc são 100% recicláveis e estão disponíveis em uma ampla rede de distribuidores e representantes em seis continentes. Com 500 funcionários no mundo todo e plantas industriais de última geração nos Estados Unidos, Bélgica, China e Argentina, a Nomacorc produz mais de 2 bilhões de rolhas por ano. A empresa é parceira de renomados institutos de pesquisa no mundo todo, e lidera a indústria de rolhas sintéticas em termos de pesquisa teórica e aplicada em controle do oxigênio no vinho. Para mais informações, acesse nomacorc.com, ou siga-nos no Twitter (@Nomacorc) e no Facebook (Nomacorc).

 

SOBRE A BRASKEM

A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Maior produtora de biopolímeros do mundo, a Braskem tem capacidade para fabricar anualmente 200 mil toneladas de polietileno derivado de etanol de cana-de-açúcar.

Deixe o seu comentário