24/02/2014 14h53

Comitê visa desenvolvimento sustentável na área do estaleiro

Ações serão planejadas para garantir o equilíbrio ecológico e social na região onde será construído o empreendimento

Vista aérea da área onde será instalado o Estaleiro do Nordeste

 Pedro Mesquita

O Governo de Alagoas instituiu o Comitê Intergovernamental para Avaliação dos Impactos Socioambientais do Estaleiro do Nordeste (Enor). O decreto que regulamenta as atividades do grupo de trabalho, que será coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (24).

O Comitê avaliará os impactos  socioambientais para articular, organizar, planejar e propor ações  governamentais de interesse comum.  Os trabalhos visam à compatibilização do  desenvolvimento econômico e social decorrente da instalação e operação do Enor, a preservação do meio ambiente e o equilíbrio ecológico.

No total, 21 órgãos envolvidos na implantação do empreendimento participarão das reuniões, que devem ser convocadas mensalmente.  Entre os participantes do comitê estão representantes de órgãos do Executivo; instituições de ensino; Sebrae Alagoas; Federação das Indústrias do Estado de Alagoas; Prefeituras Municipais, entre outras entidades.

“Durante os encontros, buscaremos soluções para minimizar os impactos causados pelo estaleiro, como também criar soluções e projetos visando o desenvolvimento de todos os atores envolvidos”, explica a secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana.

TAGS:

Deixe o seu comentário