18/12/2013 9h35

Decisão sobre licença de implantação do estaleiro será anunciada em março de 2014

Secretário Luiz Otavio Gomes esteve no Ibama nesta última terça-feira e entregou toda a documentação solicitada pelo órgão

Secretário Luiz Otávio Gomes e o diretor técnico do Enor Max Weber ao ao presidente do Ibama Wolney Zanardi

A documentação requisitada para a emissão da licença de implantação do Enor – Estaleiro do Nordeste em Alagoas foi entregue pelo secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, ao presidente do Ibama, Volney Zanardi, nesta terça-feira (17). O início da análise das 650 páginas do memorial descritivo será ainda nessa semana, com previsão de entrega do resultado para meados de março de 2014.  A área que o Estaleiro vai ocupar, denominada 5D, está localizada na comunidade do Miaí de Cima, em Coruripe.

Durante quase duas horas, o documento foi discutido em Brasília, também pela coordenadora de Portos, Aeroportos e Hidrovias, Mariana Graciosa, o diretor técnico do Estaleiro, Max Welber, e o presidente da Acquaplan, empresa responsável por projetos sobre os impactos ambientais do Estaleiro, Fernando Luiz Diehl. Em agosto deste ano, o Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante aprovou a autorização de R$ 2 bilhões para financiar o empreendimento.

O secretário Luiz Otavio Gomes salientou a importância do projeto para o desenvolvimento econômico e social de Alagoas. “Quando estiver em pleno funcionamento, com todas as suas plantas industriais, o Enor vai gerar cerca de 10 mil empregos diretos e outros 50 mil indiretos com toda a rede em seu entorno. Com certeza isso mudará para melhor a condição de vida de muitos alagoanos, principalmente no que diz respeito à área social”, declarou.

As compensações ambientais, meios de amenizar o impacto do empreendimento, foram lembradas pelo presidente do Ibama, Volney Zanardi, além de assuntos relativos à área social, como educação, saúde e segurança. O secretário pontuou que todas as intervenções elencadas ainda na fase de liberação da licença prévia do Estaleiro, discutidas junto ao prefeito de Coruripe, Joaquim Beltrão, e de gestores de toda a macrorregião que o estaleiro engloba, estão garantidas.

“Durante todo o mês de janeiro faremos muitas reuniões com nossos representantes e do Enor Estaleiro Nordeste. Até o final de fevereiro acredito que muitas das dúvidas já estejam esclarecidas, e no decorrer de março as reuniões finais devam acontecer, com a liberação do parecer final”, explicou Volney Zanardi.

Apesar disso, o secretário Luiz Otavio ressaltou que é importante esperar pelo resultado da análise, antes de pensar em comemoração. “Com a experiência de cinco anos nesse projeto que se completam  em janeiro de 2014, e depois de tantos documentos entregues, sabemos que falta pouco para que os alagoanos possam comemorar, mas toda a cautela é necessária”, revelou.

O governador Teotonio Vilela Filho não esteve presente à reunião, mas fez questão de tomar conhecimento sobre tudo o que foi discutido. Ao receber as notícias do secretário Luiz Otavio Gomes, o governador comemorou e reafirmou a sua posição definida desde o início do projeto. “O processo vem chegando na sua reta final, e com isso estamos percebendo que todo o caminho percorrido não foi em vão. Sempre tratei o Estaleiro como prioridade, esse projeto não sairia do papel com o empenho do governo de Alagoas e a determinação do empresário Gérman Efromovich”, pontuou o governador.

Alta Tecnologia – De acordo com Max Welber, diversas pesquisas já foram desenvolvidas para o Estaleiro, com o objetivo de fazer dele a melhor planta industrial do segmento naval da América Latina. Para isso, o Sinergy Group investiu na experiência dos melhores do mundo. “Percorremos vários países, da Ásia e da Europa, para buscar o que existe de mais moderno em termos de equipamentos navais”, disse.

O layout final das instalações e os projetos básicos e executivos do empreendimento já estão prontos, e foram desenvolvidos pela construtora espanhola Acciona, renomada no desenvolvimento de instalações de grande porte e obras marítimas.

.

TAGS:

Deixe o seu comentário