25/11/2013 8h46

Sesi e Sebrae realizam I Feira Jovem Empreendedor

Evento começa nesta terça-feira no Espaço Multieventos do Ginásio do Sesi, no bairro do Trapiche

Feira do Empreendedor mobiliza alagoanos
Na próxima terça-feira, dia 26 de novembro, das 10h às 16h, no Espaço Multieventos do Ginásio do Sesi, localizado no bairro do Trapiche, mais de mil estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental da Escola Sesi Industrial Abelardo Lopes vão participar da I Feira Jovem Empreendedor e da Mostra de Ideias Sustentáveis.
O evento, aberto à comunidade, dá sequência ao Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), desenvolvido pelo Sebrae que, em Alagoas, é realizado em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi).
“A Escola Sesi é a primeira a implantar essa metodologia em Alagoas. Depois do período de capacitação dos professores, o conhecimento sobre educação empreendedora chegou a estudantes de 32 turmas. Ficamos extremamente felizes com os resultados”, destaca o diretor geral da Escola Abelardo Lopes, Dilson Costa.
Durante o ano, as turmas trabalharam com temas que ajudam a criar e desenvolver noções de plano de negócios, marketing, finanças e vendas. Nos eventos, a produção feita por cada uma das turmas durante as oficinas será comercializada. Cada turma ficará responsável por um estande, que terão os nomes das oficinas específicas para cada ano: “O mundo das ervas aromáticas”, “Temperos naturais”, “Oficina de brinquedos ecológicos”, “Locadora de produtos”, “Sabores e cores”,  “Ecopapelaria”, “Artesanato sustentável”, “Empreendedorismo social” e “Novas ideias, grandes negócios”.
A iniciativa promove o aprendizado utilizando práticas pedagógicas, fomentando atitudes empreendedoras em estudantes, que participam de oficinas e de módulos que são adequados para atender às diferentes idades e níveis escolares. A mostra será o resultado final do trabalho.
O JEPP tem como eixos centrais (que também serão os eixos da feira) o estímulo ao comportamento empreendedor e a orientação para o plano de negócios. Ambos os eixos são trabalhados na abordagem de quatro temas: cultura da cooperação e da inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania.
“O JEPP conta com um total envolvimento dos pais e familiares dos estudantes, o que gera um verdadeiro intercâmbio da escola com a comunidade. Que esse exemplo da Escola Sesi sirva para sensibilizar outras escolas públicas e privadas a estimularem práticas empreendedoras e sustentáveis”, declara Isabel Barcellos, analista da Unidade de Capacitação Empresarial do Sebrae Alagoas.
O evento também contará com a participação dos professores e parceiros, a exemplo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Centro Universitário Cesmac, Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Instituto para Preservação da Mata Atlântica (IPMA).

Deixe o seu comentário