09/11/2013 10h45

Recursos de R$ 2 milhões garantidos para infraestrutura do Núcleo Bernardo Oiticica

Projeto prevê a entrega de uma sede para a associação de empresários do Núcleo, aplicação de asfalto, entre outros reparos

Secretário assina a liberação dos recursos para o núcleo

 

O secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, reuniu-se com os integrantes da  Associação Empresarial do Núcleo Bernardo Oiticica (Asenibo), na manhã da sexta-feira (9). Na oportunidade, foi anunciado aos 21 empresários do Núcleo um investimento de R$ 2 milhões em obras estruturais para melhoria do acesso, iluminação e para a construção de uma sede para a Associação.

O intuito é dar condições para a transformação do Núcleo em um Polo, futuramente.  A previsão é que as obras sejam entregues em janeiro de 2014, com a conclusão da sede da Associação, de uma sala de reunião e um memorial dedicado à Bernardo Oiticica, além da aplicação do asfalto do acesso ao Núcleo 1 e 2, para facilitar a logística dentro do complexo.

Um importante referencial de ressocialização, o Núcleo é composto por empresas que contratam, ao menos, 5% de mão de obra de reeducandos, o que garante ao empresário receber os incentivos do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin), o pagamento de ¾ do valor do salário mínimo e a isenção dos encargos sociais. O Núcleo Industrial I, localizado dentro do Sistema Penitenciário, no bairro do Tabuleiro dos Martins, conta com uma área de 86 mil m², já o Núcleo Bernardo Oiticica II ocupa uma área de 170 mil m².

Para o secretário Luiz Otavio Gomes, o projeto do Núcleo foi uma ideia ousada que deu certo, e deve continuar assim. “Essa relação entre o Estado e o empresariado está cada vez mais sólida. Promover ações desse tipo, comprovam a preocupação do governador Teotonio Vilela Filho de atender aos anseios do setor produtivo”, declarou.

Entusiasmado com as determinações da reunião, o presidente da Asenibo, Carlos Pinheiro Junior, justificou o momento como um grande passo para o desenvolvimento do Núcleo. Ele garantiu que, tanto a criação da associação quanto os investimentos na infraestrutura da área, nascem com o intuito de somar junto às instituições e impulsionar a atuação do Núcleo.

“Ficamos satisfeitos com o que discutimos hoje, principalmente porque, mais uma vez, contamos com o governo do Estado cumprindo o seu papel. Estamos falando aqui de mais de 800 empregos gerados em todo o Núcleo, e com espaço para mais investimentos. O setor produtivo está engajado, e acreditamos no sucesso desse projeto”, concluiu Carlos.

 

TAGS:

Deixe o seu comentário