19/11/2013 20h20

Coopmel vira referência para projeto piloto coordenado pela Desenvolve

Modelo de gestão estratégica vai fortalecer cooperativas alagoanas; documento será replicado em todo o estado

Empreendedores e diretores da Desenvolve sempre buscando o desenvolvimento

A Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas entregou na últimasegunda-feira, o Modelo de Gestão Estratégica e Inteligência Competitiva para a Cooperativa de Produtores de Mel de Abelha e Derivados (Coopmel). A organização produtiva serviu como projeto piloto para criação do documento, que será replicado nas demais cooperativas e associações alagoanas.

A ação visa fortalecer ainda mais as cadeias produtivas do estado e conta com a parceria da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e do Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS).

Segundo a analista de Projetos da Desenvolve, Cintia Silver, o projeto piloto realizado junto à Coopmel será replicado nas demais cadeias produtivas de Alagoas. “A ideia é implantar este modelo nas demais cooperativas participantes do edital de Apoio aos APLs de Baixa Renda, para depois então replicar no estado todo”, explicou.

Para isso, Cintia Silver destaca a importância de um forte processo de acompanhamento e controle das metas sugeridas no documento entregue. “Isso é apenas o começo. Agora que o projeto piloto foi implantado, o modelo deve ser seguido com um forte trabalho de monitoramento”, enfatizou.

O economista e consultor Edmilson Fialho, que auxiliou a Desenvolve na elaboração do modelo, destacou que “é necessário entender que a gestão estratégica implica num processo de adaptação contínua que a empresa, seja ela de qualquer ramo e/ou natureza, deve enfrentar, mudando hábitos, cultura, estratégias e postura. Assim, agrega valor aos produtos e serviços”.

De acordo com o diretor Comercial da Coopmel, Bruno Uchôa, este projeto é super importante para a cooperativa, que vai usá-lo como âncora para diversas atividades e processos. “Sabemos da importância desta etapa para nossa cooperativa e por isso temos total interesse em seguir em frente com o planejamento que contempla as ações da organização no período de 2013 à 2023”, declarou.

O projeto

A ação integra o projeto de consolidação do modelo institucional da Desenvolve, que compõe uma das ações do Programa de Fortalecimento de Capacidades de Gestão de Políticas Públicas e Promoção de Pequenas e Médias Empresas, realizado através de um convênio celebrado entre o Governo de Alagoas e a AECID.

Além disso, o programa foi o responsável pela estruturação do plano de negócios da Agência e o apoio à formação do conselho consultivo. As ações e atividades são realizadas através da parceria entre o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e Desenvolve, AECID, Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS).

TAGS:

Deixe o seu comentário