29/10/2013 13h50

Parque Shopping Maceió abre as portas no próximo dia 7 de novembro

Empreendimento investiu em tecnologias sustentáveis como esgoto zero, eficiência energética e coletiva seletiva

Parque Shopping Maceió entra em ritmo final das obras

O primeiro shopping sustentável de Alagoas: esta será uma das grandes marcas do Parque Shopping Maceió, empreendimento que abre as portas para o público no próximo dia 7 de novembro trazendo pela primeira vez ao Estado âncoras como a Tok & Stok, a livraria Megastore Leitura e o restaurante Outback, além de outras 200 lojas, muitas delas inéditas na cidade, como Farm, Animale, Jurandir Pires, Samello, Vuarnet, Track & Field e Hope.

Construído por meio de uma parceria inédita entre a Aliansce e a Multiplan, duas das maiores administradoras de shopping centers do país, o Parque Shopping Maceió emprega os mais modernos conceitos e tecnologias de sustentabilidade que garantirão impacto ambiental mínimo na região e ainda o transformarão em uma importante referência de coleta seletiva para a comunidade.

 Esgoto zero

Desde sua construção, tudo foi pensado dentro dos princípios da responsabilidade ambiental. Nenhum esgoto vindo do novo shopping será lançado na rede de Maceió. Para que isso seja possível, o empreendimento contará com sua própria Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), cujo sistema de reuso destinará as águas para irrigação. Em toda a região do entorno, uma rede de drenagem coletará todas as águas da chuva que hoje correm superficialmente pelas sarjetas para destiná-las corretamente à rede pluvial. No telhado do shopping, outro sistema especial de reaproveitamento armazenará águas das chuvas para utilização nas descargas dos banheiros e na lavagem dos pisos e das docas.

 Eficiência energética

Planejado pela empresa americana T Kondos e Associates, de Theo Kondos, um dos mais importantes designers de iluminação do mundo, o projeto de iluminação interno e externo faz amplo uso de luz natural por meio de clarabóias, com o objetivo de reduzir ao máximo o consumo de energia. Controladas por um sistema computadorizado, grande parte das lâmpadas serão acesas somente depois das 17 horas. Na cobertura do Mall, vidros especiais com controle de energia térmica reduzem o calor do edifício, o que diminui drasticamente também o consumo do ar condicionado. Além disso, o projeto conta ainda com um tanque de termoacumulação de água, o meio mais simples e barato de manter a climatização nos horários de pico de energia. O conceito de shopping verde estende-se, inclusive, para o estacionamento, onde árvores estrategicamente plantadas garantirão a sombra para os veículos e melhorarão o ambiente do entorno do empreendimento.

 Coleta seletiva

O lixo receberá cuidado especial dentro do empreendimento, que possuirá sua própria Central de Gerenciamento de Resíduos (CGR). Em parceria com uma cooperativa de catadores e com a empresa Viva Ambiental, todo o lixo reciclável será separado e distribuído a empresas especializadas para reutilização, enquanto o lixo orgânico partirá já compactado rumo ao aterro de Maceió.

Para garantir o perfeito funcionamento do projeto, que conta com a consultoria da empresa ASAS, do Rio de Janeiro, especializada em soluções ambientais e sociais, lojistas e colaboradores receberão treinamento especial, aprendendo a separar e acondicionar corretamente os resíduos já no interior das lojas. Caixas de papelão, por exemplo, deverão ser entregues desmontadas; lâmpadas queimadas contarão com um ponto específico para descarte e os sacos de lixo orgânico e reciclável serão identificados por cores distintas.

Em todo o mall, lixeiras duplas de coleta seletiva sinalizadas e separadas em lixo comum e reciclável estarão à disposição dos clientes, que também serão incentivados a colaborar por meio de campanhas educativas e outras ações promocionais. O novo shopping atuará ainda como centro receptor de resíduos poluentes como pilhas, baterias e óleo de cozinha, que ganharão pontos exclusivos de coleta para que depois sejam encaminhados para descarte adequado. Por mês, deverão ser processados cerca de 60 toneladas de lixo orgânico e encaminhados para reciclagem cerca de 20 toneladas de papelão, 1 tonelada de plástico filme, 500 quilos de latinhas de alumínio e 300 quilos de copos descartáveis.

“Parte do padrão da Aliansce, esse projeto de coleta seletiva funciona com sucesso hoje em todos os shoppings da rede”, diz Wilton Oliveira, superintendente do Parque Shopping Maceió. “O que estamos implantando em Maceió, porém, é um conjunto de ações de responsabilidade ambiental que se estende muito além disso”, afirma. “Poucos empreendimentos no país contam hoje com uma estrutura sustentável tão ampla, que vai do tratamento de esgoto e eficiência energética à preocupação com as comunidades de seu entorno”, completa Wilton. “Estamos muito orgulhosos de entregar a Maceió este grande empreendimento, que, certamente, trará grande desenvolvimento para toda a região.”

Deixe o seu comentário