08/10/2013 12h48

Nordeste também exigirá subvenção do leite para os pequenos pecuaristas que produzam até 100 litros dia

Chico da Capital disse que está na hora de os produtores de leite se uniram e reivindicarem medidas compensatórias para o setor

Pequenos produtores de leite do Nordeste também querem políticas compensatórias para o setor leiteiro

Valdi Junior/VALOR MERCADO

A política de subvenção [da cana-de-açúcar] pode deixar de ser uma exclusividade do setor sucroenergético. Motivo: os pequenos pecuaristas de leite também vão se reunir e reivindicar medidas compensatórias para o setor leiteiro do Nordeste junto ao Governo Federal.

De acordo com o presidente da Cooperativa Agrícola Industrial de Arapiraca (Capial), Francisco de Souza Irmão, conhecido como Chico da Capial, os pequenos produtores de leite nordestinos também devem ter os mesmos direitos dos pequenos fornecedores de cana-de-açúcar, pois estão localizados na mesma região e sofrem com sérios problemas advindos do longo período de estiagem.

A perda no campo é incalculável, adverte Chico da Capial. Os pequenos e médios produtores rurais gastaram os últimos recursos com a compra de alimentos para manter os animais. Entretanto, em muitos casos, o alimento não fora suficiente, o que levou a morte de muitos animais. “Isso acarretou em perda de renda para o homem do campo, deixando-o bastante vulnerável do ponto de emocional e financeiro”.

Nem se recuperou da seca, o nordestino já começa a enfrentar novo período de estiagem, declarou. O ruim, é que os efeitos desse verão serão piores porque o produtor não dispõe mais de alimento e recursos para suprir as necessidades do rebanho bovino.

Então, o presidente da Capial disse ser justo defender os mesmos direitos dos produtores de cana-de-açúcar para os pequenos produtores de leite. “O Governo Federal precisa olhar para essa cadeia produtiva que emprega milhares de trabalhadores de inverno a verão”.

Ele avalia que a ‘subvenção do leite’ atende os pequenos produtores que produzam 100 litros/leite/dia.

Por fim, Chico declarou ainda que essa reivindicação será fruto da união dos produtores rurais nordestinos de leite que deve se organizar em torno da futura Confederação de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste [ainda em discussão].

Deixe o seu comentário