18/10/2013 8h20

Fiea participa de Encontro de Gestores do Convênio CNI-Sebrae

Encontro tem como objetivo verificar o andamento das ações do convênio nos estados e, principalmente, promover a troca de experiências entre os gestores estaduais.

 
Profissionais alagoanos tiveram oportunidade de capacitar em encontro realizado no Paraná
A Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) participa do Encontro de Gestores do Convênio CNI-Sebrae, que está sendo realizado de 15 a 17 de outubro, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). O encontro tem como objetivo verificar o andamento das ações do convênio nos estados e, principalmente, promover a troca de experiências entre os gestores estaduais.
O Convênio CNI-Sebrae prevê a realização de ações de sensibilização e capacitação das micro e pequenas empresas industriais, além de consultorias para realização e implantação de planos e elaboração de projetos de captação de recursos para a inovação. O público-alvo do convênio é o setor industrial, foco do Sistema Indústria, limitado às micro e pequenas empresas.
“O presidente [da Fiea] José Carlos Lyra de Andrade é sensível à temática da inovação e entende que implantar ferramentas de gerenciamento da inovação nas empresas industriais é o primeiro passo para atingir um diferencial competitivo e gerar desenvolvimento para o Estado de Alagoas”, afirmou a representante da Federação das Indústrias no encontro, Eliana Sá, coordenadora de Desenvolvimento Empresarial e do Núcleo de Pesquisa do Sistema Fiea.
Ela considera que iniciativas como o Convênio CNI-Sebrae e os Núcleos de Inovação são fundamentais para apoiar as ações dos Núcleos Estaduais da Mobilização Empresarial pela Inovação. “Especialmente, porque envolve não só a sensibilização das empresas como também ações mais concretas dentro delas, seja com a implantação dos planos de inovação, seja com a busca pelos recursos financeiros”, destacou.
O Sebrae Alagoas foi representado no encontro pelo analista de Atendimento Coletivo Indústria, Hygo Matias. No Estado, as atividades do convênio foram iniciadas com a sensibilização de 171 empresas, sendo prevista a capacitação de 90 unidades empresariais. A meta é elaborar 30 planos de inovação e implantá-los em, ao menos, 20 empreendimentos e também elaborar, pelo menos, 12 projetos de captação de recursos para inovação.
Conforme Natianne Araújo, coordenadora nacional do convênio, os encontros envolvendo os vários estados são fundamentais para que se troque informações sobre as dificuldades e os melhores caminhos encontrados por cada Estado para inserir a temática e as ações de inovação nas MPEs industriais.
—–
TAGS:

Deixe o seu comentário