10/09/2013 10h45

Live marketing traz novas formas de fazer a promoção dos negócios

Ações devem envolver o consumidor, valorizando experiências ao vivo e com resultados imediatos

Carona pista de gelo mandala

A população está vivendo, há algum tempo, de maneira mais acentuada a transformação da comunicação como um instrumento de convencimento e de construção de relações entre anunciante e consumidor. O Marketing Promocional é um dos principais impulsionadores deste movimento de transformação, uma vez que, sua importância vem crescendo em larga escala no planejamento das marcas.

O marketing promocional ganhou status de imprescindível, fazendo com que grandes ou até mesmo pequenas empresas reservassem em seus orçamentos grandes verbas para ações de divulgação de suas marcas e produtos.

Além disso, estudos apontam que as empresas passaram a entender que o sucesso do marketing está em na venda da própria promoção e não mais do produto.

Identificando este movimento, a Associação Nacional de Marketing Promocional (AMPRO), reposicionou esta ferramenta, abraçando um novo conceito. O Live Marketing é a nova denominação que envolve o mundo orgânico da comunicação promocional. O novo termo significa envolver o consumidor, independente da ferramenta promocional utilizada, valorizando a experiência ao vivo, com resultados imediatos.

De acordo com a AMPRO o live marketing passa a ser o guarda-chuva conceitual de todas as ferramentas do até então Marketing Promocional, com a diferença de ser mais abrangente, minimizando a dispersão da informação.

“A nova forma de fazer a promoção envolve ações que utilizam ferramentas tradicionais, como campanhas de incentivo, ativações no ponto de venda, eventos, promoções ou ações inovadoras, como mídias em redes sociais, aplicativos para smartphones, flash mobs, entre outros”, explicou Kito Mansano em um artigo publicado no site Promo Insights.

Live Markerting chega em Alagoas

Em Alagoas, estas ações já podem ser vistas em diversas partes da cidade. Sinais de trânsito, praças, praias, shopping, etc. Para o diretor da Mandala Promoções e Marketing, Manoel Barbosa, esta transformação está movimentando o setor e possibilita uma maior criatividade por parte das agências e empresas clientes. “São ações que trazem os clientes para perto das marcas e que chamam grande atenção pela movimentação e inovação na forma de fazer”, enfatizou.

Manoel Barbosa exemplifica live marketing com uma ação realizada para promoção de uma pista de gelo que foi instalada na cidade. (Confira o vídeo) Durante a promoção do evento, pessoas fantasiadas de patinadores pediam carona em uma avenida para chegar à pista, levando o clima do evento para as ruas de Maceió. “Foi um movimento grande e ao mesmo tempo simples, que chamou bastante atenção para o evento, onde também tinham diversas ações com outras ferramentas de promoção”, disse.

A Mandala Promoção e Marketing é a única agência alagoana associada à AMPRO e considerada a primeira empresa de Live Marketing do estado.

Deixe o seu comentário