05/09/2013 10h46

Empreendedores de startups alagoanas participarão do TechCrunch Disrupt 2013 no Vale do Silício

Quatro empresários estarão participando do evento que acontece no período de 9 a 11 de setembro

Empreendedores de start up alagoanos começam a conquistar o mundo da tecnologia

A tecnologia desenvolvida em Alagoas já ganha o mundo. Uma prova disso é o reconhecimento internacional e os prêmios ganhos por soluções nascidas em startups locais, empresas de pequeno porte que, em fase de construção, têm suas atividades ligadas à pesquisa e desenvolvimento, geralmente do ramo tecnológico. Outra prova disso é a realização de eventos como o Demoday Alagoas e o Pitch Prep, este último que selecionou quatro empresários do estado para participar, entre os dias 9 e 11 de setembro, do TechCrunch Disrupt 2013, uma das conferências de tecnologia mais aguardadas do mundo, realizada no Vale do Silício, em São Francisco, um dos polos tecnológicos mais importantes da atualidade.

Os quatro empresários selecionados durante o Pitch Prep viajarão para os Estados Unidos nesta quinta-feira (5), com o apoio do Projeto de Startups do Sebrae Alagoas. Rafael Gaia, responsável pelo aplicativo Poker Friends; Tadeu Luz, representante do premiado aplicativo Hand Talk; Rodrigo Rossiter, da Xoboi; e Tony Celestino, da LoteBox, serão os representantes de Alagoas no TechCrunch Disrupt.

Em solo norte-americano, os “startupeiros” alagoanos participarão de duas etapas anteriores ao TechCrunch, como o treinamento com especialistas na aceleradora 500 Startups, na cidade de Mountain View, e um evento no Consulado Brasileiro de São Francisco, para que os empreendedores conheçam os investidores locais e utilizem seus Pitchs (apresentações com até 5 minutos de duração) para gerar negócios, parcerias, networking e investimentos.

Tony Celestino, da LoteBox – uma plataforma online criada para conectar empresas que importam e exportam às transportadoras marítimas de cargas, com a finalidade de compartilhar espaços vazios nos containers e os custos de envio -, falou sobre as expectativas durante a passagem pelo Vale do Silício, como o relacionamento com futuros parceiros e novos contatos.

“Espero adquirir mais conhecimento do que já ganhei no Pitch Prep. Ficaremos lá o dia inteiro junto de pessoas interessadas em investir, e será uma oportunidade para ter uma visibilidade maior em um dos grandes eventos de tecnologia”, frisou o empreendedor.

Com expectativas parecidas com as de Tony Celestino, Rodrigo Rossiter, da Xoboi – plataforma de e-commerce voltada para o agronegócio, que ajuda a garantir o menor preço através de um leilão inverso feito entre fornecedores -, destaca a importância da conferência para sua startup e para Alagoas.

“Queremos levar o nome de Alagoas e representar bem o nosso estado por meio da nossa tecnologia. Iremos apresentar nossos negócios para grandes investidores e aceleradoras, e estaremos entre as grandes startups de todo o mundo”, complementou.

Segundo Sandra Torres, gerente da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae Alagoas, a participação de startups alagoanas em eventos do porte do TecCrunch Disrupt mostra que o estado tem potencial para ampliar o ambiente tecnológico. “Como eles vão representar Alagoas lá fora, mostram que têm condições de expor ideias inovadoras e com qualidade”, disse a gerente.

TechCrunch Disrupt 2013

O TechCrunch Disrupt é uma das principais conferências de tecnologia do mundo, onde os empreendedores poderão participar de palestras, desafios e maratonas de programação (Hackathon), desenvolvimento, dinâmicas e debates. O evento é organizado pelo Techcrunch, um site referência para startups.

A conferência também contará com a Startup Battlefield, uma competição entre 30 startups, e uma feira em que as startups brasileiras e cerca de 100 outras de vários países vão expor soluções e ideias inovadoras em busca de suporte financeiro de investidores-anjo.

TAGS:

Deixe o seu comentário