17/09/2013 10h31

Alagoanos concorrem a prêmios no Encontro Nacional de Tecnologias e Negócios – Rio Info 2013

Vencedores do Demo Day Alagoas deste ano com o aplicativo Trakto Pro, representarão o estado no Rio Info e concorrerão ao Prêmio Projeto Inovador de Startup

Tecnologia da Informação

A 11° edição do Encontro Nacional de Tecnologias e Negócios – Rio Info 2013 movimentará todo o setor de Tecnologia da Informação nos dias 17, 18 e 19 de setembro, em São Conrado, no Rio de Janeiro. O evento, que tem o objetivo de promover negócios e networking e disseminar conhecimentos, reúne empresários, acadêmicos e profissionais que buscam novas oportunidades de mercado. Dois alagoanos, vencedores do Demo Day Alagoas deste ano com o aplicativo Trakto Pro, representarão o estado no Rio Info e concorrerão ao Prêmio Projeto Inovador de Startup.

Também participam do evento delegações de inúmeros estados brasileiros e de diversos países, como Argentina, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Portugal e Uruguai. A programação do evento é diversificada, e conta com simpósios, seminários, oficinas, workshops, rodadas de negócios, eventos temáticos e o Salão da Inovação.

O Salão da Inovação é o espaço que tem por finalidade promover projetos inovadores e incentivar as ações de inovação nas empresas. A atração, que já está em sua quinta edição, terá três trilhas: uma voltada para empresas nascentes (startups), outra direcionada para empresas com experiência de atuação no mercado e a última voltada para empresas de classe mundial, com cases bem sucedidos de exportação.

Os projetos nas três trilhas (strartups, experiente e classe mundial) serão apresentados por diversos empreendedores brasileiros e de outros países. Os alagoanos vencedores do Demo Day Alagoas deste ano com o aplicativo Trakto Pro, Leandro Neves e Paulo Blob, encaram a nova missão de vencer mais um desafio e tornar conhecida a tecnologia local no cenário nacional e mundial. O aplicativo desenvolvido por eles e que concorre ao Prêmio Projeto Inovador de Startup é uma ferramenta que auxilia profissionais criativos com dificuldade para saber quanto cobrar por um projeto ou serviço.

Paulo Blob falou da sua expectativa em ter um projeto finalista no Salão da Inovação no Rio Info. “Estamos animados com a nossa participação e em perceber que temos potencial para levar a tecnologia alagoana para cenários internacionais. Acabamos de lançar a versão Beta, e estamos apostando na usabilidade de nosso projeto. Isso nos deixa confiante e com a sensação de que fizemos o melhor”, enfatizou o empreendedor.

Além dos dois empresários, o Sebrae Alagoas realiza uma missão para que outros 22 alagoanos participem do evento; 11 deles fazem parte do Arranjo Produtivo Local (APL) Tecnologia da Informação, e os outros 11 estão no Projeto de Startups.

Para Alba Antunes, analista da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae Alagoas, estar no Rio Info 2013 é uma excelente oportunidade de mercado. “Nesse evento, os empresários poderão obter novos conhecimentos, participar de rodadas de negócio e fazer networking, favorecendo o estabelecimento de parcerias entre empresas nacionais e estrangeiras”, completou.

Tecnologia alagoana no cenário mundial

Em 2012, no Salão da Inovação do Rio Info, entre 600 projetos finalistas nacionais e internacionais, o aplicativo alagoano Hand Talk foi o premiado. Ele também foi eleito pela Organização das Nações Unidas como melhor app social do mundo. O projeto “Mãos que falam” é um sistema que gera inclusão social e digital para as comunidades de surdos; por meio do aplicativo, é possível fazer a tradução e conversão simultânea de textos, imagens e áudios para a Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Este ano, o Trakto Pro concorrerá com 14 projetos de startups finalistas. “Esperamos trazer, pela segunda vez consecutiva, o Prêmio Projeto Inovador de Startup para Alagoas”, complementou Paulo Blob.

Deixe o seu comentário