05/08/2013 8h29

Demo Day Alagoas 2013, no dia 22 de agosto, abre as portas da oportunidade para as empresas startups

O evento é uma realização da Secti, com o patrocínio do Sebrae Alagoas e da Prefeitura Municipal de Maceió.

Novos aplicativos serão apresentados no DemoDay

Sebrae Alagoas

Buscar soluções mais eficientes para diversos setores do mundo empresarial e, por que não, para a vida. Essa é uma das metas básicas das empresas startups. E para contribuir na busca e seleção de projetos que melhorem as áreas de saúde, educação, impacto e inclusão social, cultura, meio ambiente, telecomunicações, jogos, entretenimento, varejo e e-commerce, a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Informação (Secti), com o apoio do Sebrae Alagoas e da Prefeitura de Maceió, promove, no próximo dia 22 de agosto, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, o Demo Day Alagoas 2013.

O desafio, voltado ao empreendedorismo e à inovação, será uma oportunidade para que jovens empresários alagoanos e empreendedores de startups apresentem ideias inovadoras e projetos para o público, jurados e investidores anjo, que poderão fornecer capacitações, suporte financeiro e networking. Além disso, o vencedor do processo de seleção representará Alagoas no Rio Info, um dos mais importantes eventos dedicados à Tecnologia da Informação (TI) no Brasil.

A programação do Demo Day é composta por palestras, pitchs (apresentações para os investidores com duração de três a cinco minutos) e painéis de debates sobre modelos de negócios, investimentos anjo, empreendedorismo, além de aceleradoras (tipo moderno de incubadoras, só que com fins lucrativos e financiadas com capital privado) e incubadoras.

Para participar dos pitchs e dos painéis estão confirmados nomes como Pierre Schurmann, ex-velejador e CEO (Diretor Executivo) na Bpg E-commerce Grátis; Cassio Spina, fundador da Anjos do Brasil; Amure Pinho, CEO da Sync Mobile; Guilherme Junqueira, diretor regional da Associação Brasileira de Startups; Mario Almeida, da Startup House Brasil; Marcilio Riegert, CEO da Start You Up; Eiran Simis, do Porto Digital de Pernambuco; e Carlos Pessoa, CEO da Wayra Brasil.

Para as palestras, estarão presentes Alberto Blois, diretor da Riosoft e coordenador do Salão de Inovação da Rio Info; Felipe Matos, do Programa StartUp Brasil – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); e Elmano Nigri, presidente da empresa Arquitetura Humana.

João Kepler, responsável pela realização do evento, lembra que o Demo Day fomenta a economia criativa, que é uma alternativa de desenvolvimento para o estado que vem ganhando destaque no país. “Como o nome do evento já diz, o Demo Day é um dia de demonstração. Teremos diversos tipos de ideias inovadoras, e isso atrai grandes investidores para Alagoas e faz com o que essas ideias ganhem visibilidade nacional”, explicou o organizador.

Adeilto Lima, diretor do Parque Tecnológico pela Secti, enfatiza que o Demo Day é um marco na história das startups em Alagoas e fortalece o Polo Tecnológico da Informação, Comunicação e Serviços (TICS). “O desafio vem no momento certo para alavancar o Polo, as startups e o empresário que investe em linhas de inovação e novos mercados”.

Segundo Alba Antunes, analista da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae Alagoas, o Demo Day é uma oportunidade para o amadurecimento do projeto de startups do Sebrae e para as instituições que apoiam o evento se aproximarem das empresas do setor. “Os parceiros e o Polo de Tecnologia de Alagoas têm que conhecer melhor as startups locais. O Demo Day é o espaço ideal para que isso aconteça”, afirma a analista.

As inscrições e submissões de projetos poderão ser feitas através da plataforma EngStartUp, que servirá de comunicação entre os empreendedores e a organização do desafio, além de apresentar o Parque Tecnológico Social de Alagoas de forma virtual (em 2D), modelo inédito no Brasil.

TAGS:

Deixe o seu comentário