29/08/2013 12h19

Banco Mundial e Governo de Alagoas negociam empréstimo de US$ 150 milhões

A previsão é que o dinheiro seja liberado em janeiro de 2014

Mais recursos para os projetos do Governo do Estado

Laís Pita

O Banco Mundial (Bird) iniciou, nesta quarta-feira, na Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), mais uma missão técnica no Estado de Alagoas. O coordenador do Projeto de Redução da Pobreza e Inclusão Produtiva (Prepi) por parte do Banco Mundial, Gastón Blanco, se reunirá até sexta-feira (30) com todas as secretarias e órgãos do Governo inseridos no Projeto para revisar e alinhar as ações que serão executadas com o financiamento.

A realização das ações que fazem parte do Projeto de Redução da Pobreza e Inclusão Produtiva será garantida com a formalização do empréstimo que o Estado negocia junto ao Banco na ordem de US$ 150 milhões. O Prepi envolve oito órgãos do Executivo e conta com quatro componentes: Redução da Exclusão, Proteção Contra a Vulnerabilidade e Garantia dos Direitos à Renda, Educação e Saúde; Promoção da Inclusão Produtiva; Fortalecimento Institucional e Administração e Monitoramento do Projeto.

De acordo com o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, o cronograma do financiamento prevê que o primeiro desembolso ocorra em janeiro de 2014. “Essas missões são importantes para que possamos tirar todas as dúvidas e deixar o Estado realmente alinhado para que não tenhamos surpresas quando o recurso for liberado”, explicou.

“Estamos no Estado definindo processos e atividades, como mecanismos de transferências de recursos e prestação de contas, para minimizar os impactos de uma aprovação tardia do Prepi. O processo está avançado, mas existem desafios, por isso que fazemos questão de intervir e ter uma visão integral do todo”, afirmou Gastón Blanco.

No encontro, o secretário de Estado da Fazenda, Mauricio Toledo, garantiu que no próximo mês já começa a negociação com o tesouro nacional.  A missão continua nesta quinta-feira (29) com reuniões entre as Secretarias. No Palácio República dos Palmares, às 17h, a equipe do Banco estará reunida com o governador Teotonio Vilela Filho.

TAGS:

Deixe o seu comentário