22/08/2013 16h53

Artesãs alagoanas destacam-se na passarela do Trend House e são aplaudidas de pé pelo público especializado de moda

Trend House mostrou para os alagoanos e os jornalistas o compromisso da marca Cantão com a cultura brasileira

Público aplaude artesãs alagoanas

Nide Lins – Ascom Semptur

Na passarela do Trend House, as artesãs foram aplaudidas de pé pelo público e jornalistas especializados de moda. Entre elas, a artesã Edilene Xavier que está bordando para nova coleção da grife.

A artesã disse que está vivendo um momento especial de sua vida. “Não vejo a hora de ver o nosso filé nas lojas, está muito bonito. Bordar para essa marca, além de divulgar o nosso trabalho, também tem sido um bom negócio para as artesãs”, disse Edilene que encontrou na arte de bordar o seu próprio negócio.

Na opinião da secretária de Turismo de Maceió, Claudia Pessôa, a nova coleção da marca brasileira é um dos motivos para se apaixonar por Maceió. “As estilistas do Cantão capricharam na criatividade, dando mais charme ao nosso bordado. Vamos ter um verão em tons brancos, verdes, amarelos, colorido e com o nome de Alagoas em destaque na moda nacional”, disse Claudia Pessôa.

No desfile foram apresentadas as peças de vestuário com detalhes do bordado em filé, como a bolsa colorida com vários pontos do bordado, sandália de dedo e sapatilhas que prometem ser o sucesso do verão brasileiro. Os pontos mais usados para criar a nova coleção são o cesido, olho de pombo, aranha, casa de noca, entre outros.

Para a gerente de unidade de turismo e artesanato do Sebrae, Vanessa Fagá, o desfile da nova coleção da Cantão é um resultado do trabalho desenvolvido pelo Sebrae, Governo e UFAL para conquistar o selo de Indicação Geográfica (IG) do bordado filé como o saber e fazer alagoano.

“O IG além de resgatar as tradições do bordado, também imprime a qualidade e a sustentabilidade do saber e fazer do filé que está presente na região das lagoas Mundaú e Manguaba. O Cantão está de parabéns por saber escolher o bordado alagoano para a sua nova coleção”, disse Vanessa.

Para a empresária alagoana e franqueada da marca, Luciana Barreto, trazer a nova coleção do Cantão para o importante evento de moda, o Trend House mostrou para os alagoanos e os jornalistas o compromisso da marca Cantão com a cultura brasileira. “O desfile na Trend House emocionou, e a nova coleção do Cantão com bordado de filé já é um sonho de consumo das mulheres brasileiras”, disse Luciana.

Filé Nacional

Para o bordado de filé conquistar a passarela da moda e da marca Cantão, foi essencial o apoio da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur) e do Sebrae. A Semptur e o Sebrae receberam a estilista Lanza Mazza e sua equipe em Maceió, e na oportunidade foi realizada uma pesquisa e estudo sobre o filé com as artesãs de Maceió e Marechal Deodoro. Desta vivência com as artesãs alagoanas resultou numa linda coleção de verão, com previsão de chegar as vitrines lojas de todo Brasil no mês de novembro.

Nide Lins – Ascom Semptur

TAGS:

Deixe o seu comentário