12/07/2013 10h31

Portobello confirma investimento de R$ 220 milhões em Alagoas e anuncia início das obras em setembro

Fábrica vai ser instalada no Polo Multifabril Industrial José Aprígio Vilela

Secretário Luiz Otávio Gomes, governador Teo, prefeito Cristiano Matheus e empresário discutem a instalação da indústria

“Queremos tornar Alagoas um polo produtor de cerâmica”. A afirmação foi feita pelo presidente da Portobello, Cesar Gomes Junior, durante o anúncio oficial de instalação da cerâmica catarinense em Alagoas. Os diretores da empresa reuniram-se nesta quinta (11) com o governador Teotonio Vilela Filho e o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, para anunciar a instalação do novo empreendimento em Alagoas.

A fábrica trará investimento de R$ 220 milhões para Alagoas, onde vai produzir pisos e azulejos, atendendo todo o mercado entre os estados da Bahia e do Ceará, além de exportar para o mercado internacional, como os Estados Unidos e a Europa, de acordo com o presidente da empresa. Por conta disso, é que a Portobello também quer estar ligada às instituições de ensino  e se formar um centro de desenvolvimento, tornando-se uma indústria competitiva internacionalmente.

“Optamos por Alagoas, pois encontramos diversas alternativas com relação à energia e logística, além dos incentivos concedidos e a localização favorável. Estamos muito confiantes e entusiasmados nesse projeto, e é por isso que utilizaremos um alto grau de automação e tecnologia nos equipamentos italianos que serão utilizados na nossa unidade no Nordeste”, afirmou o industrial Cesar Gomes.

Líder no setor de cerâmica na América do Sul, a fábrica será instalada, a partir de setembro, em uma área do Polo Multifabril Industrial José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro. Na sua primeira etapa, que entrará em funcionamento até o final de 2014, a unidade vai empregar 250 pessoas diretamente e 1.000 indiretamente.

Para qualificar a mão de obra, que será predominantemente local, o Governo do Estado vai viabilizar uma parceria com o Senai. “Temos consciência de que a preparação da mão de obra será um grande desafio, mas faremos todo o esforço necessário, como em muitos outros processos. É um grande empreendimento que chega a Alagoas, que vai potencializar mais um setor econômico e pode desenvolver uma cadeia produtiva”, assegurou Luiz Otavio Gomes.

O empresário César Gomes Júnior disse que optou por Alagoas pelas condições de energia e logística, além dos incentivos concedidos e da localização favorável

Quando afirmou que Alagoas será um polo de cerâmica, o presidente da empresa explicou que a Portobello traz consigo outras pequenas e médias empresas que vão surgir para dar apoio ao núcleo central de produção. Indústrias ligadas ao setor metal-mecânico, serviços gerais, transporte, manutenção, eletrônica, mineração, embalagem, entre outras, poderão nascer ou ganhar escala para suprir uma série de necessidades que vão surgir.

“O que uma empresa de grande porte quer é terceirizar diversos serviços. Dessa maneira, formamos uma cadeia produtiva e abrimos uma série de oportunidades para empresas que prestam serviços complementares aos da Portobello, estabelecendo uma rede de parcerias”, explicou Gomes Junior. O presidente exemplificou com o caso da sede da cerâmica em Santa Catarina, que possui mais de 50 empresas com serviços terceirizados.

Durante a reunião, os executivos também apresentaram a preocupação sustentável da empresa, com o respeito ao meio ambiente e com a responsabilidade social, ajudando as comunidades onde eles possuem unidades. O representante da empresa no Estado, Fábio Farias, garantiu que todas as expectativas dos diretores da Portobello para com o apoio do Governo foram superadas.

TAGS:

Deixe o seu comentário