01/07/2013 11h52

Grife Cantão apresenta looks inspirada no filé nesta terça; peças terão tags com nomes das bordadeiras

Lançamento da coleção ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro

 
Lanza e Maria José, parceiras de estilo e bordado
            A rede do filé alagoano está traçada para encantar o mundo da moda. O fio do destino costurou a parceria da grife Cantão com associações de artesãs, cooperativas e o Sebrae. Após a pesquisa de campo realizada em fevereiro, saiu o resultado que todos esperavam. Uma das marcas mais cobiçadas do país anuncia o lançamento da coleção Verão 2014, inspirada no bordado filé. As peças serão expostas em mais de mil lojas espalhadas de Norte a Sul do país, além de pontos de venda no exterior.
            A coleção elaborada pela estilista Lanza Mazza será apresentada no show room da marca para lojistas franqueados, na próxima terça (dia 2), no Rio de Janeiro, e chega ao mercado em dezembro. Com o apoio da Secretaria de Promoção do Turismo de Maceió (Semptur) e da Unidade de Turismo e Economia Criativa (Utec) do Sebrae Alagoas, o projeto segue o caminho da sustentabilidade e deve gerar renda para mais de 200 bordadeiras dos municípios de Maceió e Marechal Deodoro.
            A riqueza de detalhes, pontos e cores do filé conquistou Lanza e toda sua equipe de 14 estilistas (sem contar as assistentes). “É um bordado feito à mão que agrega um valor maravilhoso e é a nossa cara. Estamos com uma expectativa enorme, tanto pela beleza das peças como pela inclusão social”, destaca a estilista que desponta na vanguarda da moda brasileira.
            Todos os vestidos, blusas, chemises, camisas, bolsas, sandálias e espadrilles com aplicações artesanais vão receber uma tagespecial falando sobre o processo do filé. Segundo a coordenadora de estilo do Cantão, a ideia é utilizar esta etiqueta para colocar o nome das artesãs nas peças que cada uma delas bordou. “São peças mais especiais, requer uma atenção maior, a tag faz a gente conseguir ver esse ciclo todo que envolve costureira, bordadeira até a cliente final, que vai saber o nome da artesã”.
            Uma delas é Maria José dos Santos, vice-presidente da Cooperativa de Artesãs da Barra Nova, que foi selecionada para representar as bordadeiras alagoanas durante o desfile da coleção. “Olha que chique, estou podendo (risos), nunca pensei que ia ter a capacidade de receber um convite para mostrar o nosso filé para uma marca tão elegante no Rio de Janeiro”, brinca.
            Ansiosa, ela não esconde o medo de viajar de avião (pela segunda vez na vida), mas já está de bagagem pronta. “Vou levar o tear e a rede para fazer bonito lá”, assegura.  Maria José integra uma comitiva composta pela secretaria de turismo de Maceió, Cláudia Pessoa, pela gerente do Sebrae, Vanessa Fagá Rocha, e pela franqueada do Cantão em Maceió, Luciana Barreto.
            Lá no show room, elas vão apresentar o case do filé, inclusive com a exibição de um vídeo produzido pelo Sebrae para o lançamento da coleção. Para Cláudia Pessoa, é difícil desassociar o emocional numa ação como essa, de grande proporção. “A negociação de uma grande marca com a produção associada ao filé vem junto com a oportunidade de mostrar que o nosso destino, além de um cenário natural exuberante, produz arte pelas mãos das nossas rendeiras e bordadeiras”, afirma a secretária.
            Além da riqueza das peças, o valor agregado do projeto se baseia no tripé do desenvolvimento sustentável para as comunidades artesãs, com os aspectos econômico, social e ambiental. Mas para que as idéias e os desenhos das estilistas saíssem do papel para as mãos das artesãs, foi preciso um trabalho sério de articulação com as cooperativas, associações e até artesãs autônomas.
            Daí a importância do trabalho da Unidade de Turismo e Economia Criativa (Utec), que teve a analista do Sebrae, Cristina Moreira, na linha de frente. “É preciso trabalhar com muito profissionalismo para atender todos os pedidos com um padrão de qualidade exigente. E o trabalho do Sebrae foi forte em relação a isso, os nossos consultores atuaram na formação de preço, negociação, medidas dos moldes e cumprimento de prazos”, explica a gerente da Utec, Vanessa Fagá Rocha.
            Novas coleções
            Com a visão de mercado de quem atua no varejo de moda, o gerente de franquias do Cantão, Rômulo Carvalho, destaca que lançar produtos sustentáveis é o grande caminho para as próximas coleções, mas é preciso superar o desafio dentro da conjuntura de custos. “Os produtos são belíssimos, encantadores, tem o valor agregado de uma peça manual, mas a meta é aumentar a produtividade para melhorar ainda mais os preços”.
            Antenada para um mercado cada vez mais exigente em busca de iniciativas sustentáveis, Rômulo sugere que esta coleção inspirada no filé alagoano pode ser apenas a primeira de várias. “Este é muito mais um projeto para o futuro do para agora, é uma parceria que pode ir crescendo ao longo de novas coleções, o filé alagoano tem que estar presente em outras coleções”, defende o gerente do Cantão.
            E isso só depende da qualidade dos produtos e da capacidade das artesãs se unirem para atender as grandes encomendas. A tesoureira da Associação das Mulheres do Pontal da Barra, Rosiene Ramos, a “Ene”, garante que as bordadeiras estão mais do que preparadas para dar este salto de qualidade. “Como o filé vai ficar mais conhecido no Brasil por causa da grife Cantão, a gente espera que se abram mais portas e cheguem mais e mais encomendas. Para isso, já estamos até com um estoque grande de redes para trabalhar”, informa Ene.
            Serviço
            O quê: Show room de lançamento do Verão 2014 Cantão com peças de filé
            Quando: Terça-feira, 02 de julho, às 10h.
            Onde: Espaço Horto, Rua Abreu Fialho, 11, Jardim Botânico, Rio de Janeiro

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