16/07/2013 8h13

Codevasf comemora 39 anos nesta terça ajudando a promover o desenvolvimento do Baixo São Francisco

Instituição fortalece a cultura de arroz nos perímetros irrigados de Boacica e Itiúba e prepara estudos iniciais para implantação do canal de irrigação no Canal do Sertão

Comunidades ribeirinhas do rio São Francisco são beneficiadas com os programas da Codevasf

Bruno Santos/Codevasf

Nesta terça-feira, 16 de julho, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) comemora 39 anos de fundação. Atuando em Alagoas desde a criação, a Codevasf participou de importantes projetos que estruturaram o desenvolvimento regional no estado, a exemplo da implantação da bacia leiteira do sertão, do fortalecimento da cultura do arroz no Baixo São Francisco alagoano com a implantação dos perímetros públicos de irrigação do Boacica, em Igreja Nova, e do Itiúba, em Porto Real do Colégio, e dos estudos iniciais para implantação de um canal de irrigação do semiárido alagoano, hoje o Canal do Sertão.

A Codevasf é uma empresa pública ligada ao Ministério da Integração Nacional e que atua nos estados de Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Piauí, Maranhão, Ceará e no Distrito Federal. Sua missão é promover o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social.

Em Alagoas, inicialmente a Codevasf era subordinada à 4ª Diretoria Regional com sede em Aracajú (SE). Somente em 24 de janeiro de 1984 a unidade alagoana foi desmembrada de Sergipe com a criação da 5ª Superintendência Regional da companhia em Alagoas, que seria sediada em Penedo. Hoje, a Codevasf atua em 50 municípios alagoanos, o que significa estar presente em mais de 53% do território com apoio ao desenvolvimento regional. Em março deste ano, a companhia inaugurou um escritório de apoio técnica em Delmiro Gouveia (AL), sertão alagoano, que servirá de base de apoio para que técnicos da Codevasf acompanhem as ações da empresa na região.

Atualmente a Codevasf executa em Alagoas diversas ações do Governo Federal de grande relevância para o desenvolvimento regional do estado. Uma delas é o Plano Brasil Sem Miséria, por meio do qual a companhia trabalha para promover o acesso à água e a inclusão produtiva de famílias em situação de miséria que residem em áreas rurais.

Somente o Programa Água para Todos deve implantar até 2014 quase 25 mil cisternas de polietileno em municípios do seminário alagoano. As unidades possuem capacidade de armazenar 16 mil litros de água, garantindo o abastecimento humano por até seis meses de estiagem. Até o momento, o programa já implantou mais de 8 mil cisternas e deverá implantar também 210 barreiros para dessedentação animal em municípios do vale do São Francisco alagoano, reduzindo o sofrimento da população nos períodos de estiagem prolongada.

Já as ações de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria chegarão a todos os 50 municípios da área de atuação da Codevasf em Alagoas. Até o momento já foram cadastradas mais de 70 famílias em situação de pobreza extrema que serão capacitadas e receberão da companhia kits de apicultura para iniciar a atividade, gerando trabalho e renda. A apicultura foi a primeira atividade utilizada para inclusão produtiva como forma de inserir essas famílias na Rota do Mel em Alagoas, que está sendo estruturada pelo Ministério da Integração Nacional e Codevasf na região do semiárido. Além dessas, outras atividades, como a ovinocaprinocultura, a mandiocultura, a horticultura e cajucultura também serão utilizadas como estratégia para retirar essas famílias da extrema pobreza.

O Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do São Francisco avança sua execução pela Codevasf em Alagoas. Três sistemas de esgotamento sanitário (SES) já foram concluídos e repassados às prefeituras municipais de Santana do Ipanema, Igreja Nova e Batalha. Outros dez SES deverão ser implantados nos municípios alagoanos de Delmiro Gouveia, Piaçabuçu, Belo Monte, Traipu e São Brás, esses em parceria com o Governo de Alagoas, e Canapi, Cacimbinhas, Jaramataia, Carneiros e Olho D’Água do Casado com execução direta pela Codevasf. Quando esses SES estiveram em funcionamento, cerca de 30% dos municípios do vale do São Francisco alagoano terão tratamento de esgoto, reduzindo drasticamente a emissão direta de dejetos no rio São Francisco e seus afluentes.

Outra ação do Programa de Revitalização do São Francisco em destaque é a implantação em Olho D’Água das Flores (AL) do primeiro aterro sanitário gerido por um consórcio de município que deverá por fim aos lixões da região do sertão alagoano e bacia leiteira e a contaminação de águas subterrâneas e de afluentes do São Francisco. O aterro encontra-se em fase final de conclusão.

Além dessas, outras iniciativas do programa atuam na revitalização ambiental do “Velho Chico”, a exemplo do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, centro tecnológico da Codevasf situado em Porto Real do Colégio (AL) e que produz tecnologia para revitalização da ictiofauna da bacia hidrográfica, e dos peixamentos, que são repovoamento em recursos hídricos, como o próprio rio São Francisco, seus afluentes, açudes públicos e comunitários, com espécies nativas ou de valor comercial produzidas no centro tecnológico da Codevasf.

Outras ações estruturantes de destaque executadas pela Codevasf são a implantação de quatro perímetros irrigados ao longo do Canal do Sertão alagoano: de Delmiro Gouveia (AL), de Pariconha (AL), de Inhapi (AL) e de São José da Tapera/Carneiros (AL), a estruturação da bovinocultura leiteria na região sul de Alagoas, que teve início com a operação do Perímetro Irrigado do Marituba em Penedo (AL), implantação de sistemas de abastecimento de água em comunidades rurais difusas, como os povoados Ilha das Canas em Penedo e Olho D’Aguinha em Delmiro Gouveia, a criação de uma unidade de conservação da caatinga em Piranhas (AL), implantação de passagens molhadas e estradas que facilitam o transporte intermunicipal de pessoas e o escoamento da produção agroindustrial, entre outras.

Para superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Luiz Alberto Moreira, a celebração dos 39 anos da Codevasf reaviva em todos aqueles que formam a companhia o dever de cumprir a missão da empresa de promoção do desenvolvimento regional. “Esse é um período de reflexão sobre o que já fizemos e quais os desafios colocados para o futuro. Promover o desenvolvimento regional com ações de infraestrutura, revitalização, agricultura irrigada e inclusão produtiva tem sido nosso trabalho por 39 anos e, neste momento festivo, reafirmamos nosso compromisso com as populações que são atendidas pela Codevasf. Quero reafirmar que o Estado de Alagoas pode contar com a Codevasf para estruturarmos o desenvolvimento regional”, afirmou Luiz Alberto.

TAGS:

Deixe o seu comentário