12/06/2013 12h20

Senai promove etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento para estudantes

Turmas dos cursos de Enfermagem, Panificação e Cabeleireiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) também participam da seletiva

Estudante do Senai Bruno Felipe participante da Olimpíada do Conhecimento

Estudantes das unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Alagoas participam, até a próxima sexta-feira, dia 14, da etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, em 23 ocupações profissionais, como Tecnologia da Informação, Mecânica de Refrigeração, Instalação Hidráulica e a Gás, Caldeiraria, Construção em Alvenaria, entre outras.

Turmas dos cursos de Enfermagem, Panificação e Cabeleireiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) também participam da seletiva para a mTurmas dos cursos de Enfeaior competição de educação profissional do País, que acontecerá de 1º a 7 de setembro de 2014, em Belo Horizonte-MG. No total, a Olimpíada estadual envolve 120 pessoas, sendo 35 estudantes, além das equipes de apoio, técnica e psicopedagógica.

O Senai/AL montou uma estrutura no Centro de Formação Profissional Gustavo Paiva (CFP-GP), no bairro do Poço, semelhante à que os estudantes encontrarão no evento nacional. A ideia é que eles vivenciem o ambiente que vão encontrar na competição. “Nós também avaliamos o perfil do estudante, se ele é dedicado e realmente quer participar da Olimpíada, não adianta apenas ter pontuação”, explica o chefe de equipe Genivaldo Rodrigues de Morais Neto.
Ele disse que, para isso, o Senai possui uma equipe psicopedagógica que promove a integração dos competidores, pois os jovens sofrem grande pressão durante a Olimpíada. Neto afirmou ainda que a instituição tem agregado novos talentos com o investimento que realiza na qualidade da preparação de seus alunos. “O Senai está crescendo em Alagoas e tem aproveitado muita gente em seus quadros”, destacou.
Um desses novos talentos é Joel Domingos, 23 anos. Ele foi ouro na ocupação Instrumentação, na Olimpíada do Conhecimento 2008, e hoje é instrutor do Senai/AL. Como medalhista, Joel destaca importância da realização do simulado. “Aqui, os estudantes podem sentir o clima da competição”, ressalta.
Entre os jovens competidores, Natália Menezes, 18 anos, quer representar Alagoas, em 2014, na ocupação Segurança no Trabalho. Ela estudou na Escola Sesi/Senai Ebep e já eliminou quatro competidores na prova seletiva. A expectativa é positiva, mas Natália não vai descuidar da preparação. “Eu sei que vou ter que melhorar e me dedicar muito para ganhar uma medalha”, adianta.
O Senai Alagoas também prepara pessoas com deficiência para a etapa nacional Olimpíada do Conhecimento, nos cursos de Tecnologia da Moda (surdos), Panificação (síndrome de down), Automotiva (cadeirantes) e TI – Solução em Softwares (cegos). É o caso de Douglas Rodrigo, 25 anos, cego, que está se esforçando para tirar as melhores notas. “Para mim, esta olimpíada é uma oportunidade de evoluir cada vez mais. Com o que estou aprendendo aqui, pretendo abrir novas portas”, afirmou.
Já Bruno Felipe, de 19 anos, acredita que participar de uma Olimpíada do Conhecimento e se destacar é uma forma de ter grandes oportunidades no mercado de trabalho. Ele disputa uma vaga na ocupação Instrumentação Industrial e pretende, no futuro, cursar a faculdade de Engenharia Mecatrônica. O resultado da seletiva será divulgado na próxima sexta-feira, em solenidade no CFP-GP.
TAGS:

Deixe o seu comentário