09/06/2013 11h04

Parque Municipal de Maceió, em Bebedouro, continua sendo um opção de lazer para as famílias

Parque é reconhecido por ser a mais antiga Unidade de Conservação em Alagoas

Parque Municipal de Maceió tem cada vez mais atraído visitantes

Secom Maceió

Foto: Marco Antônio

As comorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, terminaram mas as áreas verdes da capital continuam como uma bela opção de lazer.  Situado no bairro de Bebedouro e próximo de completar 35 anos de existência, o Parque Municipal de Maceió é reconhecido por ser a mais antiga Unidade de Conservação em Alagoas, considerada uma área de preservação permanente.

As atrações, abertas ao público de terça-feira a domingo, das 8h às 17 h, são um verdadeiro presente da natureza. Além das cinco trilhas ecológicas para caminhadas e o grande número de espécies animais e vegetais do parque, os visitantes ainda podem conhecer o coreto, o recanto dos bambus, o viveiro e a fonte natural, lugar onde é  possível beber água natural diretamente da nascente de um rio.

No total são mais 253 espécies de árvores de Mata Atlântica que podem ser observadas pelos visitantes. Para muitos deles, o ponto alto da visita ao Parque Municipal é o Lago das Niféias. O lago encontra-se no meio de trilha principal. Nessa área se encontra o lago também chamado de Recanto dos Jacarés. O nome é uma menção direta ao lago que possui cerca de 4.000 m², onde há vários jacarés de diversos tamanhos. Entre as várias espécies, a principal e a mais conhecida é o Jacaré do papo amarelo.  No meio do lago foi construído um mirante, onde os visitantes mais corajosos podem ver os jacarés de pertinho nadando livremente no lago.

O secretário Municipal de Proteção ao Meio Ambiente, Rafael Wong, que fez uma das trilhas acompanhados de estudantes durante a programação do Dia Mundial do Meio Ambiente, indica o passeio. “É um verdadeiro santuário ecológico. As trilhas, a fauna e a flora compõem um visual impressionante, que com certeza garante uma relaxante diversão aos visitantes”.

Mudas

E para quem não se contentar com a visita ao Parque pode levar cada uma muda de árvores disponibilizadas gratuitamente no Parque. Os interessados devem procurar o Departamento de Arborização no próprio local, lembrando-se que o limite é de três espécies por pessoa.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3315-4735 ou 3315-4736. As solicitações podem ser feitas das 8h às 14h, de terça-feira a sexta-feira.

“Cada cidadão precisa fazer a sua parte para realmente as ações de preservação ambiental surtam um efeito. Disponibilizamos mudas de diversas espécies, que qualquer um pode levar para casa e fazer a sua parte, ajudando na arborização da cidade”, convoca o secretário Raphael Wong.

As principais mudas de árvores solicitadas pela população são: Ipê (árvore brasileira nativa da Mata Atlântica); Craibeira (originária do semi-árido); Palmeira; Flamboyant (encontrada facilmente em todo o Brasil); Maravilha; e Acássias. Outra muda que é solicitada com frequência é o Pau Brasil, no entanto, a muda é geralmente escolhida por escolas que querem apresentar aos seus alunos a árvore que historicamente deu nome ao país.

Também são fornecidas mudas de árvores frutíferas. Caso necessite, uma equipe da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) pode orientar os interessados no plantio da espécie, além de fornecer os materiais de adubação orgânica.

Deixe o seu comentário